Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Associações e entidades

Capítulos 6

Capítulo VI

Sociedade civil organizada

6.1. Principais associações de classe estão presentes na cidade

Principais associações de classe estão presentes na cidade

shadownbox 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A cidade de São José dos Campos conta com várias associações e entidades representativas de classe. A presença reflete a importância da cidade e facilita a integração de novos empreendedores na região. Para facilitar os contatos corporativos e institucionais, o Anuário de São José dos Campos lista, abaixo, as principais entidades.
 
ABIMAQ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 
A ABIMAQ foi fundada, em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando o setor; realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas; estimulando o comércio e a cooperação internacional; e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Estruturada nacionalmente com escritórios e sedes regionais distribuídos por todo o país, a associação representa atualmente cerca de 6.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, agindo como Agência de Desenvolvimento da Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos.
Em 2008, foi inaugurada a Sede Regional da Abimaq no Vale do Paraíba, no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, para atender às necessidades das empresas associadas da região, que reúne um grande número de indústrias.  A Sede Regional é a interface da associação com as empresas fabricantes de bens de capital mecânico em todo o Vale do Paraíba e atende a 39 municípios locais. A unidade promove o crescimento da capacidade produtiva da indústria na região e conta com a participação e o apoio das empresas associadas para proporcionar oportunidades de aprimoramento, crescimento e qualificação, através da realização de eventos, cursos de aperfeiçoamento, palestras, seminários e da participação em feiras.
 
ACI – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE S. J. DOS CAMPOS 
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos é uma entidade civil que representa empresas comerciais e industriais da cidade. Criada em 23 de agosto de 1935 por um grupo de empresários, a ACI é fiel ao objetivo de promover o desenvolvimento econômico do município, defender os interesses da livre empresa e incentivar a integração com a comunidade.
A ACI não tem fins lucrativos e é mantida pela contribuição dos comerciantes associados, classe empresarial que representa. Também são estes os responsáveis pela administração da entidade, sendo os únicos que podem fazer parte da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e da Presidência da ACI.
 
ACONVAP – ASSOCIAÇÃO DAS CONSTRUTORAS DO VALE DO PARAÍBA
A Aconvap é uma associação civil, sem fins lucrativos e de utilidade pública que tem como finalidade efetuar estudos, coordenação e representação de seus associados, colaborar com poderes públicos e lutar pelos interesses e solidariedade de todas as empresas construtoras, prestadoras de serviço, incorporadoras, imobiliárias e administradoras de condomínios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Alto Tietê. Atualmente, a Aconpav possui mais de 120 empresas associadas, entre construtoras, prestadores de serviço, incorporadoras e imobiliárias de pequeno, médio e grande porte. 
Entre algumas das atividades realizadas pela associação, estão: 
  • Programa de Modernização de Revap, através do apoio de sua diretoria nas audiências públicas; 
  • Aumento do valor do PAR – Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal em São José dos Campos, nivelando com os valores de São Paulo e Rio de Janeiro, com objetivo de promover a construção de habitações para a população de baixa renda no Município;
  • Estudos para implantação do Alvará Instantâneo desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal;
  • Participação da comissão organizadora da Conferência das Cidades, que em 2004 enviou um de seus membros para Brasília;
  • Participação das empresas associadas no programa de alfabetização dos trabalhadores em canteiros de obras;
  • Em parceria com o CEPHAS instalou o curso Técnico em Edificações com objetivo de qualificar os profissionais de engenharia;
  • Em 2005 promoveu a fundação do Instituto de Aperfeiçoamento Profissional –IAP, que através do seu corpo científico coordena diversos projetos como cursos de pós-graduação/MBA.
 
AIAB – ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS AEROESPACIAIS DO BRASIL 
A AIAB é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no país, como no exterior. Fundada em 1993, tem sua sede social na cidade de São José dos Campos, onde está localizado o maior pólo industrial deste setor. Suas associadas atuam em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa. A AIAB articula a ação conjunta das empresas do Setor junto ao Governo Brasileiro, a sociedade do país e as entidades internacionais, sendo também membro ativo do International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations (ICCAIA ). 
 
ASSECRE – ASSOCIAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO CHÁCARAS REUNIDAS 
A Assecre surgiu em junho de 1993, com o objetivo de representar as indústrias de pequeno e médio porte, prestadores de serviço e comércio em geral que se instalaram no bairro Chácaras Reunidas. A área concentra cerca de 100 empresas que atuam em diversos ramos produtivos, tais como o aeroespacial, siderurgia, produção de remédios, fabricação de máquinas e equipamentos. Em sua maioria as empresas são fornecedoras de peças e equipamentos para grandes indústrias locais. 
Desde a sua criação, a associação não só consolidou a sua representatividade como entidade empresarial, com também levantou várias ações em nome da cidadania e em defesa dos interesses empresariais. Nos primeiros tempos, foi a obstinada batalha pela melhoria das condições da infraestrutura do bairro, indispensável não só para possibilitar a continuidade das atividades já instaladas, como viabilizar o desenvolvimento do Chácaras Reunidas, tornando-o de fato um distrito industrial.
 
CECOMPI – CENTRO PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO DO CONE LESTE PAULISTA 
O Cecompi  é uma Organização Social com sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Sua missão é fomentar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)  de base tecnológica através do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Para isso, a organização conta atualmente com quatro grandes programas:
Incubadora de negócios: Responsável por transformar projetos inovadores em novas empresas do setor tecnológico nas áreas de telecomunicações, biotecnologia, mecânica, química e robótica, entre outras.
Arranjos Produtivos Locais: Têm como objetivo fomentar negócios para as MPEs da região, gerando assim um diferencial competitivo para as empresas do setor, aperfeiçoando processos, desenvolvendo produtos, oferecendo soluções e serviços diversos.
Centro de Design e Manufatura (CDM): Sua missão é apoiar o desenvolvimento de novas ideias e a fabricação de produtos oferecendo serviços de capacitação de mão-de-obra especializada para MPEs.
Escritório de Negócios: Oferece assessoria na elaboração de propostas de captação de recursos financeiros, estudos diagnósticos municipais, formação das competências-chave para a inserção competitiva de MPEs no mercado global e atua como facilitador de parcerias entre pesquisadores e investidores.
 
CIESP – CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 
O CIESP é casa da indústria paulista, que reúne e apoia milhares de empresas industriais associadas, desde as microempresas às grandes corporações. Sem duvida, é maior entidade representativa do setor na América Latina, onde estão aglutinados diferentes segmentos do setor industrial brasileiro.
A jurisdição do CIESP São José dos Campos é formada pelos municípios de Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, São José dos Campos e São Sebastião. Ocupando uma área de 4.032 Km² no Vale do Paraíba e com uma população estimada de 902.700 mil habitantes, esse é um dos centros industriais e de serviços mais importante do país. 
A região possui um parque industrial diversificado e uma boa infraestrutura urbana, com amplas redes de energia elétrica, água, gás natural, telecomunicações e fibra ótica, além do suporte logístico completo: malha viária, rede ferroviária, aeroporto internacional para transporte de cargas, entreposto aduaneiro e proximidade de portos e aeroportos.
 
PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 
Instalado em um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil, o Parque Tecnológico – São José dos Campos constitui elemento importante do planejamento estratégico de longo prazo para a cidade e comunidades circunvizinhas. 
O Parque Tecnológico tem por principal objetivo fomentar o surgimento, o crescimento e a consolidação de empresas inovadoras, atuando em segmentos de elevada densidade tecnológica. Ele vem consolidar a natural vocação da cidade como polo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, cujas raízes remontam ao estabelecimento do CTA e do ITA, em 1946 e 1950, respectivamente.
Em números, o Parque conta com um terreno de 188 mil metros quadrados, com 26 mil metros quadrados de área construída. O espaço reúne cinco Centros de Desenvolvimento Tecnológico, quatro auditórios e 25 empresas.
Desfrutando de ambiente sinérgico e estimulante ao empreendedorismo, empresários baseados no PqTec - SJC contam com instalações dotadas de adequada infraestrutura, serviços de apoio especializados, acesso à linhas públicas de fomento a novos empreendimentos e a fundos de capital de risco, além da disponibilidade de mão de obra de elevado nível e estruturas laboratoriais oriundas de universidades e institutos de ciência e pesquisa presentes no local.
 
SECOVI – SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS DE SÃO PAULO 
O Secovi-SP trabalha com a visão ampla de que o compromisso assumido e levado adiante pelo setor imobiliário exige aprimoramento contínuo das atividades representadas, elaboração de estudos e pesquisas, geração de conhecimento e, principalmente, a apresentação de propostas aos governos, com vistas à adoção de medidas e políticas públicas.
A eficiência do sindicado se estende à integração e à viabilização dos negócios e projetos de seus associados e representados. Entre as ações desenvolvidas pela entidade, incluem-se: melhorias no crédito imobiliário, na locação, maior segurança na compra e venda de imóveis, novas tecnologias, gestão de condomínios, informações para síndicos, entre outras. 
A regional do Vale do Paraíba localiza-se às margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), exatamente entre o Rio de Janeiro e São Paulo, dentro da megalópole formada pelas duas capitais. O Secovi-SP instituiu sua representação regional da região em 2008, mais nitidamente na cidade de São José dos Campos, liderada por Frederico Marcondes César. A missão da unidade regional é exercer a efetiva representação do Sindicato ante o aquecido e próspero mercado local, com a promoção de eventos diversos que atendam à categoria imobiliária de forma ampla e abrangente.
 
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 
O compromisso do SENAC São Paulo é transformar a vida de pessoas e comunidades por meio da educação para a autonomia. Com mais de seis décadas de história, organização está presente em 41 cidades do Estado, com uma rede de 56 unidades, três campi, dois hotéis-escola e uma editora.
A entidade conta com uma equipe de mais de 9 mil funcionários e realiza em média 540 mil atendimentos por ano, dos quais mais de 110 mil referem-se a bolsas de estudos integrais, por meio do Programa Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. A iniciativa, que se intensifica a cada ano, ratifica o compromisso dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo com o desenvolvimento social. O portfólio oferece produtos educacionais em diversas áreas do conhecimento e modalidades de ensino – cursos livres, técnicos, de graduação, extensão, pós-graduação lato sensu e uma significativa agenda de palestras, workshops e outras atividades. 
Em São José dos Campos, a unidade Senac atende a cerca de 7 mil pessoas por ano, oferecendo cursos de diversas áreas, como tecnologia da informação, saúde e bem-estar, gastronomia, nutrição e arquitetura e urbanismo. Também faz parte da programação uma grade de cursos que são oferecidos gratuitamente, através do Pronatec. São eles: Técnico em Design de Interiores, Técnico em Estética, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Segurança do Trabalho. 
 
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 
O Senai configura-se como sistema estruturado em base federativa, que desenvolve ampla gama de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país.
A Escola Senai Santos Dumont, tem como patrono Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. Há mais de 30 anos, a entidade vem desenvolvendo programações voltadas para a formação de mão de obra qualificada para as indústrias da cidade e região, acompanhando os avanços tecnológicos e proporcionado a seus alunos oportunidade de melhor vivenciar a realidade industrial, buscando a integração dinâmica entre escola e empresa.
A unidade de São José funciona desde 1978 e hoje conta com uma estrutura de aproximadamente 5.700 m2 de área edificada, sendo 19 salas de aula e 30 laboratórios. A escola atua nas áreas de Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Logística, Gestão e Manutenção de Aeronaves. 
As modalidades de ensino atendidas pela unidade são: Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Aprendizagem Industrial, Ensino Médio Articulado com Educação Profissional, Cursos Técnicos, Tecnólogos e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Dentro de sua área de atuação, o Senai também desenvolve cursos customizados para atender especificamente a necessidade das industrias da região. 
 
SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO 
Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o Sesc  é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida  do comerciário, sua família e da sociedade. Localizado em todos os estados brasileiros, incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão. Valoriza a diversidade cultural local e promove atividades em prol da melhoria das condições de vida no dia a dia dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Educação, Saúde, Cultura e Lazer são as áreas de atuação do Sesc que chamamos de Programas. Dentro desses quatro Programas existem diversos projetos e ações, desenvolvidos pelo Departamento Nacional, executados pelos Departamentos Regionais e suas unidades, de acordo com a realidade local de cada um. Inaugurada em 2008, a unidade de São José dos Campos conta com ações que abrangem todas as faixas etárias e infraestrutura e que reúnem programas de saúde e educação ambiental, turismo social, programas especiais para crianças e terceira idade, projetos de combate à fome e ao desperdício de alimentos, de inclusão digital e muitos outros.
 
SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA 
O SESI é uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país. Ele exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros. É, também, parceiro das empresas, fornecendo apoio ativo na implantação e desenvolvimento de projetos de benefícios sociais para funcionários. A rede SESI-SP conta com 175 unidades escolares em 110 municípios paulistas e 55 centros de atividade, sendo que um deles está localizado na cidade de São José dos Campos, no Bosque dos Eucaliptos. 
 
SINCOMÉRCIO – SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE S. J. CAMPOS 
O Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos é filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) - principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Criado em julho de 1943, o Sincomércio tem trabalhado para atender aos anseios e necessidades de seus associados, adequando-se e modernizando seus conceitos ao longo das últimas sete décadas. Atualmente, suas atividades concentram-se na representação da classe patronal nas convenções trabalhistas e na prestação de serviços como proteção ao crédito, assessoria jurídica, cursos e treinamentos. Além disso, é parceiro e apoiador de importantes instituições para o comércio varejista, como a Sicredi – cooperativa de crédito voltada para os profissionais do comércio e serviço – e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON). 
 
SINDUSCON – SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO 
Fundado em 1934, o SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mil construtoras associadas e 30 mil filiadas na capital paulista e nas nove regionais do sindicato no interior do Estado. São empresas de obras residenciais, comerciais, industriais, habitação popular, obras públicas e privadas. A construção paulista representa cerca de 35% da construção brasileira, que por sua vez representa cerca de 4,9% do PIB do país. 
A importância de uma região que soma mais de 3,5 milhões de pessoas confere à Regional São José dos Campos do SindusCon-SP uma acentuada responsabilidade na condução dos trabalhos desenvolvidos. A entidade tem desempenhado no decorrer de sua história um papel importante para o desenvolvimento da construção civil na região, acompanhando a evolução das cidades. Ela atua fortemente no aprimoramento dos conhecimentos de tecnologia e aperfeiçoamento da gestão das empresas, ampliando a competitividade e contribuindo para que as cidades tenham uma evolução sustentável para garantir um futuro de qualidade para todos. Em 26 anos de história, a regional de São José dos Campos soma uma trajetória marcada por ascensão e conquista de mercado. Nesse período firmou-se como um dos setores mais expressivos da economia global. 
 
SINHORES - sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares 
Fundado há 30 anos, tem como missão a consolidarção e a implantação de ações para atender as necessidades das empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento dos municípios onde estão inseridos, independente das oscilações do cenário socioeconômico ou político. Além disso a entidade representa o segmento na área de hospedagem e alimentação e fortalecer ações que gerem novos negócios no segmento, contribuindo tanto para o desenvolvimento das empresas atendidas como para a economia das cidades que abrange.