Com o objetivo de estreitar uma parceria de mais de 10 anos a Universidade Presbiteriana Mackenzie, este ano, o Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC),representante legítimo dos assuntos referentes a essa cadeia de valor, participará da 37ª Semana da Escola de Engenharia Mackenzie, que será realizada de 8 a 12 de setembro de 2025.
O evento, que reúne mais de 90 empresas em palestras e minicursos que visam transformar a formação profissional dos alunos, receberá o minicurso “Tecnologia & Aplicações do PVC: Uma jornada do polímero ao canteiro de obras”, nos dias 08, 09 e 10 de setembro, que traz conhecimentos técnicos sobre o PVC, suas características, benefícios, inovações, aplicações e viés sustentável.
Temas como as esquadrias de PVC, pisos, telhas, forros, revestimentos, piscinas, tubos de PVC, além do viés ambiental e sustentável do PVC serão abordados por especialistas dessa cadeia de valor. Esses especialistas que apoiam a iniciativa são, além do IBPVC, da Unipar, Rehau, Cipatex, Tarkett, Araforros, ABITELHA e ASFAMAS.
Segundo explica Fabíola Rago Beltrame, professora e pesquisadora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, que vem de longa data, atende a necessidade dos alunos de conhecerem e de aplicarem em projetos os componentes à base de PVC. “Isso porque a atualização sobre os materiais e suas aplicações, inclusive do ponto de vista sustentável, deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade contemporânea para os estudantes”, afirma.
O Instituto Brasileiro do PVC tem tradição em disseminar as aplicações técnicas e sustentáveis do PVC em parcerias com universidades tendo atuado, além da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o Centro Universitário Belas Artes, a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Fatec-SP, Univille (SC), entre outras. “Quanto mais estreita é a relação da indústria com a academia, mais qualificado é o profissional que futuramente chegará ao mercado de trabalho”, afirma Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.