A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – encerrou o primeiro semestre deste ano com um resultado inédito em sua trajetória. Foram 11,9 milhões de toneladas de grãos e farelos movimentados em seu sistema integrado, número que representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e supera em 5% o recorde anterior, alcançado em 2023, quando a empresa havia transportado 11,3 milhões de toneladas. O volume expressivo teve como destino países das Américas, da Ásia e da Europa, consolidando a relevância da companhia para a pauta de exportações do país.
Segundo Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, o desempenho reflete a combinação de estratégia, proximidade com os clientes e eficiência operacional. “Estamos imprimindo um ritmo muito forte desde o início do ano e performamos o melhor primeiro semestre da história da VLI. Procuramos estar ao lado dos nossos clientes conectando as estratégias e trabalhando com foco em excelência operacional e na segurança das nossas equipes, apoiando no escoamento das commodities, com resultados positivos para a companhia e para a pauta de exportações do país”, afirma.
A VLI transporta grãos, como soja e milho, e farelos, subprodutos utilizados na produção de ração animal, por meio de três grandes corredores logísticos que interligam regiões produtoras a portos estratégicos. O corredor Leste conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo pela Ferrovia Centro-Atlântica; o corredor Sudeste liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, também pela FCA; e o corredor Norte integra a produção da região do Matopiba ao mercado internacional, por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela companhia, e do sistema portuário de São Luís.
Todos esses corredores contam com terminais integradores estrategicamente posicionados, que fazem o transbordo das cargas do modal rodoviário para o ferroviário. Além da conexão multimodal, os terminais oferecem capacidade de armazenagem que contribui para mitigar um dos principais gargalos da logística nacional. Com esse resultado, a VLI reafirma sua posição como um dos principais elos da cadeia de exportação de commodities agrícolas do Brasil e reforça o papel estratégico da logística integrada para a competitividade do agronegócio no cenário global.