O Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo, os avanços do transporte de passageiros por ferrovias, a estratégia de integração da mobilidade ativa por bicicletas e as formas de inovação e desempenho da administração pública no setor são alguns dos temas em destaque na Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tem sua 31ª edição de 16 a 19 de setembro, no Nikkei Palace Hotel - R. Galvão Bueno, 425 - Liberdade, São Paulo https://semanadetecnologia.com.br/31semana/##
Realizada pela AEAMESP - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, o evento é patrocinado pelas empresas comprometidas com a qualidade e segurança do setor e tem parceria e apoio das principais instituições e associações que congregam os profissionais e as empresas da área.
A tecnologia metroferroviária no Brasil passou por importantes transformações, impulsionadas tanto pela necessidade de modernização quanto pelo crescimento das áreas urbanas e pelo aumento da demanda por mobilidade eficiente e sustentável. Todas essas evoluções foram antecipadas e apresentadas nas 30 edições da semana, diz Luis Kolle, presidente da Aeamesp.
A cerimônia de abertura acontece dia 16, terça-feira, com a entrega da 12ª edição do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviário ANP Trilhos – CPTM – TIC Trens e palestra magna do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, David Barreto. Todos os trabalhos finalistas serão expostos no evento e a relação pode ser conhecida em https://semanadetecnologia.com.br/31semana/GRADE_2025-09-01.pdf
Investimentos de São Paulo
No segundo dia do evento, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natalia Resende, vai apresentar o Plano de Logística e Investimentos do Estado, a partir de 10h30.
Mais tarde, os avanços que serão implantados no transporte de passageiros por ferrovias e as estratégias de integração da mobilidade ativa por bicicletas serão expostos pelo coordenador geral de regulação da mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Antonio Espósito, às 17h.
Inovação no setor público
O terceiro dia está dedicado para exposições sobre inovação e desempenho na administração pública com a participação de Priscila Haidar Sakalem, Secretária de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Edpo Covalciuk Silva, especialista em transporte do Banco Mundial e Michael Sotelo Cerqueira. Diretor Presidente da CPTM. O encontro será mediado pelo advogado MaurícioPortugal.
Nesse dia acontecem ainda série de encontros setoriais. AEAMESP, ABIFER E ALAF vão realizar seminário de inovações tecnológicas aplicadas para a melhoria de processos ferroviários. Em seguida acontecerão painéis sobre memória ferroviária, debates sobre infraestrutura do setor.
O último dia do evento terá painéis sobre formação de talentos, atuação de mulheres em posição de liderança nas empresas do setor e uma discussão específica sobre a aplicação do Building Information Modeling.
Desafios
De acordo com o presidente da Aeamesp, Luiz Kolle, apesar dos avanços, o setor ainda sofre com limitações orçamentárias, que dificultam a expansão e a modernização em ritmo acelerado. Questões legais e ambientais muitas vezes atrasam a implementação de novos projetos. E o envelhecimento de parte da frota e da infraestrutura exige investimentos constantes em manutenção preventiva e corretiva.
A semana de inovação tecnológica busca mostrar recorte importante sobre as perspectivas da atividade metroferroviária. Para Kolle, a busca por tecnologias mais limpas, como trens movidos a energia renovável e sistemas de eficiência energética, tende a crescer. “A adoção de tecnologias como bilhetagem digital, sistemas inteligentes de monitoramento e automação total das linhas prometem transformar ainda mais o setor”.