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Indicadores de desempenho

- 20 de junho de 2013 1098 Visualizações
 Indicadores de desempenho

O próximo tema abordado na biblioteca do Engenharia Compartilhada trata sobre a questão dos indicadores de desempenho, pois, dada a sua importância não apenas como resultado daquilo proposto, mas, principalmente, como orientação de um plano estratégico dentro de uma gestão a partir da visão sistêmica. Isto é, o processo de construção de um sistema de indicadores de desempenho esclarece os objetivos estratégicos empresariais, táticos e operacionais.
Os indicadores de desempenho identificam um número de vetores críticos que determinam os objetivos estratégicos, assim como produz impactos ao ser utilizado, pois induz mudanças baseadas em fatos para viabilizar os processos gerenciais críticos.
É importante saber que esses indicadores fornecem a estrutura necessária para a tradução da estratégia empresarial em termos operacionais e que, também, destaca os processos mais críticos para a obtenção de um desempenho superior, visando atender aos clientes.
Como ação estratégica, o sistema de indicadores de desempenho tem como função relacionar todas as áreas da empresa. Assim sendo, o processo gerencial de planejamento e o estabelecimento de metas permitem que a empresa quantifique os resultados pretendidos a longo prazo; identifique mecanismos e forneça recursos para que os resultados sejam alcançados; e estabeleça referenciais de curto prazo para as medidas financeiras e não-financeiras dos indicadores de desempenho.
E, pensando na eficiência desses indicadores, a produção em massa, os serviços e produtos padronizados devem ser substituídos pela oferta de produtos e serviços inovadores, com flexibilidade, eficácia e alta qualidade, que possam ser individualizados de acordo com segmentos de cliente-alvo.
Esse sistema também demonstra que a inovação e a melhoria de produtos, serviços e processos nascerão da reciclagem de funcionários, pelo uso de tecnologia de informações e de procedimentos organizacionais estrategicamente alinhados, além disso, são um novo instrumento que permite integrar as medidas derivadas da estratégia sem menosprezar as medidas financeiras do desempenho passado.
Assim, a verdadeira aplicação de indicadores de desempenho ocorre quando esta deixa de ser apenas um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão estratégica.
Este sistema de indicadores de desempenho permite incluir em um único relatório elementos que fazem parte da estrutura competitiva da empresa, como desenvolvimento da orientação para as instituições financeiras, segurança e firmeza de propósito nos clientes, redução nos tempos de resposta sobre a qualificação da empresa, melhoria da qualidade no relacionamento comercial, ênfase nos trabalhos já  realizados, ênfase do trabalho em equipe, redução do tempo do conhecimento de novos serviços, empreendimentos e trabalhos realizados nas várias regiões do país, entre outros.
Ao falar de indicadores de desempenho, logo se remete ao benchmarking. Ele colabora na comparação entre estatísticas de controle de custos e mais ainda na formação dos processos e na elaboração dos procedimentos estratégicos da empresa.
Este é um processo que compara as atividades da empresa e de seus concorrentes similares, também identifica oportunidades para projetos e oferece recursos no momento necessário para a troca de atividades da empresa.
O sucesso de toda a aplicação do Sistema de Indicadores de Desempenho depende de como as informações podem ser organizadas. Qualquer mensuração deve motivar todos os executivos e colaboradores a implantar com sucesso o planejamento da empresa, incluindo-se o tático e operacional. E, para que a estratégia tenha um efeito positivo, deve-se considerar a relação de causa e efeito na cadeia produtiva da empresa e sua interdependência com as áreas de negócios.
É muito importante que os indicadores das empresas apresentem informações seguras, para os acionistas, conselhos e a diretoria para que estes possam tomar atitudes e procedimentos com bases: em informações seguras, comparadas com aquelas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa; e na orientação e comparação com outras empresas que atuam neste segmento e apresentem uma evolução de informações ao longo dos anos.