As principais instituições brasileiras de pesquisa em transporte ferroviário (UFES, USP, IFSP, Unicamp, UFJF, IME e Unisanta) realizam, nos dias 14 e 15 de maio de 2025, o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP). Interessados em participar das discussões e assistir as apresentações de trabalhos técnicos têm até 30 de abril para efetuar a inscrição pelo site www.simposio-ferroviario.com.br. Os artigos aprovados pela comissão científica serão publicados nos anais on-line, com atribuição de DOI, ampliando o alcance das pesquisas.
A programação tem início na manhã de 14 de maio com a abertura sob a condução do professor Auteliano Antunes dos Santos Jr. e a palestra inaugural de Frederico Bussinger, engenheiro e economista com extensa trajetória em logística e gestão pública. Logo após, ocorre a sessão de trabalhos técnicos sobre logística e operações ferroviárias, moderada pelo próprio Bussinger, seguida da palestra da Cátedra de Logística e Operações Ferroviárias, ministrada pelo professor do IME, Luiz Antônio Silveira Lopes. No período da tarde, a sessão de pôsteres antecede a mesa-redonda “Integração Ferroviária: desafios tecnológicos para implantar ferrovias de cargas interligadas”, que reunirá Arthur Sartori (Rumo), André Resende (Vale) e Paulo Oliveira (ANTF). Em seguida, especialistas como Jun Kina e Raidam Fernandes discutem técnicas avançadas de manutenção. O primeiro dia se encerra com a apresentação da Cátedra Under Rail, na qual a professora Daiana Arnold detalha resultados de seu estudo sobre resinas poliméricas para reparo e prevenção de abrasão em dormentes de concreto.
No dia 15 de maio, o professor Roberto Martins de Souza, da POLI-USP. faz a abertura às 9h, sucedida pela palestra “Projetos ferroviários no Brasil: estratégias e perspectivas”, de Lorena Cristina Martins Batista Duarte. Às 9h50, o keynote speaker João Pombo, do Institute of Railway Research da Universidade de Huddersfield, apresenta “Recent Advances in Railway System Dynamics”. A manhã prossegue com a sessão de trabalhos sobre interação roda-trilho, moderada pelo professor Alfredo Gay Neto, que também conduz, ao meio-dia, a palestra da Cátedra Roda-Trilho. Após a segunda sessão de pôsteres, às 14 h ocorre a seção de trabalhos Under Rail, moderada por Antonio Carlos Rodrigues Guimarães. Na sequência, o professor Paulo Roberto Gardel Kurka apresenta a Cátedra Vagões, destacando avanços em projetos estruturais; o moderador é Matheus Valente Lopes. Ainda à tarde, Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos conduz a sessão de trabalhos focada em vagões. O evento se encerra com o painel “Os desafios das ferrovias brasileiras 2025-2035”, em que Paulo Roberto de Oliveira Jr. expõe tendências e gargalos, sob mediação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.
Criado em 2011, o Simpósio tornou-se referência nacional para o debate técnico-científico sobre o modal ferroviário, estimulando projetos colaborativos entre universidades, operadoras e indústria. A edição 2025 reforça esse papel ao reunir especialistas de renome, fomentar a publicação de estudos inéditos e apontar caminhos para uma malha mais integrada e eficiente.
As inscrições permanecem abertas até 30 de abril com valores diferenciados para estudantes, profissionais e participantes vinculados às instituições organizadoras. Mais informações: www.simposio-ferroviario.com.br ou pelo e-mail [email protected].
Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela Escola Politécnica da USP e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em sua sétima edição, contou com mais de 250 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.