Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construção em madeira: confira as vantagens deste modelo que está ganhando popularidade

Construção em madeira: confira as vantagens deste modelo que está ganhando popularidade

Bonde com Assessoria de Imprensa - 17 de abril de 2020 1642 Visualizações
Construção em madeira: confira as vantagens deste modelo que está ganhando popularidade
O engenheiro Murilo Negreli explica que os modelos de construção em madeira demoraram a chegar no Brasil por questões culturais. "Apesar do Brasil possuir uma grande oferta, ainda estamos criando uma cultura de construir em madeira, crescemos ouvindo a história dos Três Porquinhos, diferentemente dos países da América do Norte e Europa”, comenta.

Conforme Negreli, estima-se que neste ano sejam construídos nos Estados Unidos 714 projetos em Madeira Massiva, dentre eles edifícios multifamiliares, comerciais ou institucionais. As madeiras massivas são grandes peças de madeira pré-fabricadas para todos os aspectos da construção: vigas, pilares, paredes, teto e piso. Além disso, elas são resistência ao fogo, são sustentáveis , fortes e duráveis.

No Brasil, o engenheiro lembra que está em processo de finalização do primeiro prédio em Mass Timber do Brasil, construção pré-fabricada de grande porte em madeira. "Ele servirá para abrir portas e disseminar a cultura da construção dos prédios de madeira no Brasil”, comemora Negreli.

Para o especialista, o crescimento das decorações em madeira tem um apelo social importante. "Estamos confrontados com duas grandes questões do nosso tempo: mudanças climáticas provocadas pelo homem e uma população mundial crescente. Para construir habitações adequadas para as gerações futuras, utilizando-se da industrialização, devemos reinventar a construção para que possamos atender a essa necessidade com o mínimo efeito sobre o meio ambiente”, destaca.


Vantagens

O engenheiro madeireiro comenta que são muitas as vantagens das obras em madeira, como mais agilidade, em um sistema industrializado, que exige apenas o transporte e montagem no local da obra.

Sérgio Jankowski, vice-presidente da Grossl, empresa do segmento de adesivos e abrasivos para indústria madeireira e moveleira, concorda e complementa que a madeira apresenta redução em cerca de 60% do tempo para a execução da obra. "A madeira também desempenha um papel sustentável, já que é renovável e reaproveitável”, comenta.

Negreli acrescenta que "uma obra em madeira produzida com manejo adequado sequestra dióxido de carbono da atmosfera. Em média, para obtenção de 1m³ de madeira, é extraído uma tonelada de C02”.

O engenheiro apresenta outros dados importantes relativos à sustentabilidade. "A madeira é sustentável, ou seja, possui um ciclo de utilização, colhe-se árvores e outras são plantadas no local. Além disso, a energia para obtenção da madeira é o sol e dióxido de carbono. Materiais convencionais, como aço e concreto são finitos, e, diferentemente da madeira, necessitam de muita energia para sua geração, muito disso resulta da energia de combustível fóssil necessária para forjar aço e produzir concreto”, destaca.

A geração de resíduos também é bem menor, segundo Negreli. "Durante o processo de construção é produzido 85% menos resíduos e, além disso, as edificações em madeira em média pesam 40% menos que as obras convencionais, reduzindo diretamente o impacto com fundações e transporte”, diz.

Para os ambientes, a madeira também proporciona bom isolamento térmico e acústico e comportamento favorável a abalos sísmicos, que não são comuns no Brasil, mas já foram registrados.


Técnicas mais utilizadas

Nos últimos anos, conforme explica Negreli, a indústria da madeira evoluiu muito e hoje em dia existem processos fabris que garantem total qualidade e oferecem garantia nos produtos oferecidos. É o que se denomina Madeira Engenheirada, aquela que em fábrica pode-se garantir a umidade da madeira, tratamento contra fungos e cupins, qualidade da colagem, etc. Negreli explica quais são as técnicas de construção em madeira mais utilizadas atualmente:

Madeira Laminada Colada (MLC): Utilizado basicamente para vigas e pilares, consiste em lamelas coladas paralelamente com adesivo estrutural para obtenção de peças estruturais na dimensão necessária.

Madeira Laminada Pregada (NLT, do termo em inglês NailLaminatedTimber): Utilizado para lajes e paredes estruturais, consiste em lamelas pregadas paralelamente para obtenção de painéis estruturais na dimensão necessária.

Madeira Laminada Cruzada (CLT, do termo em inglês Cross LaminatedTimber): Utilizado basicamente para lajes e paredes estruturais, consiste em lamelas coladas perpendicularmente com adesivo estrutural para obtenção de painéis estruturais na dimensão necessária.

Wood Frame: Utilizado basicamente para paredes estruturais e de fechamento, consiste em uma estrutura travada com painéis de madeira para obtenção de trechos de parede.


Importância na colagem

Jankowski ressalta que para que uma construção moderna em madeira tenha segurança e tenha qualidade, a escolha do adesivo é um fator de extrema importância. Já que é ele que permite que a madeira possa atuar de forma determinante na construção civil. "É preciso utilizar um adesivo normatizado de alta resistência e tecnologia, já que é necessário alta precisão em todos os processos, pela necessidade de alta resistência. Para obter qualidade na colagem, é necessário avaliar a espécie da madeira que vai ser utilizada, e preparar a madeira que vai ser colada, para garantir uma boa adesão”, explica Sérgio.


Cuidados

Negreli explica que, como qualquer outro material, a madeira possui suas particularidades, no entanto os cuidados de segurança são simples. Confira:

Projeto: É imprescindível um profissional capacitado. Iniciando no projeto arquitetônico, a concepção em madeira deve ser pensada pelo arquiteto, evitando, principalmente, pontos de acúmulo de água. Para o engenheiro estrutural, cabe o dimensionamento das peças e conexões metálicas, bem como comportamento da estrutura ao longo do tempo.

Material: Escolher os melhores fornecedores, ou seja, aqueles que oferecem controle do material nas normas em fábrica e garantia.

Mão de obra: Escolha de uma equipe especializada e com os equipamentos necessários.


Manutenção preventiva: A manutenção de uma estrutura bem projetada, com os materiais adequados e montada com profissionais certos é somente a pintura cada dois anos para proteção e estética do material.