Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Indicadores de desempenho

Capítulos 1 2 3 4 5 6

Capítulo II

Indicadores de desempenho da empresa

6.3. Desempenho da empresa como um todo

6.3.1. Introdução

É muito importante que os indicadores da empresa apresentem informações seguras para os acionistas, o conselho e a diretoria para que estes possam tomar atitudes e procedimentos com base:
  • em informações seguras, comparadas com aquelas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa;
  • na orientação e na comparação com outras empresas que atuam neste segmento e apresentem uma evolução de informações ao longo dos anos, comparando resultados projetados e reais e seus indicadores.
Em termos gerais, podemos considerar como pontos importantes as seguintes informações financeiras e econômicas:
  • estrutura de capital, participação de capitais de terceiros; alavancagem financeira;
  • receita líquida; despesa; lucro operacional e líquido; EBITA, endividamento total; capital de giro; necessidade de capital; grau de endividamento; valor econômico agregado; receita por funcionário; prazo de pagamento; tempo em que a mercadoria fica em estoque, entre outros;
  • evolução do patrimônio; do lucro; da rentabilidade das ações; do faturamento das obras, dos empreendimentos e das concessões; do parque de equipamentos, dentre outros;
  • imobilização do patrimônio líquido;
  • indicadores de liquidez: global; corrente; seca; capital circulante líquido; rentabilidade; giro de ativos; margem líquida; retorno sobre os ativos; retorno sobre o patrimônio líquido; retorno sobre o projeto;
  • evolução dos projetos: conforme estabelecido na formulação do plano do projeto;
  • evolução das regionais e dos escritórios.

6.3.2. Exemplos

Relacionadas

Adicionar a Favoritos

Adicionar a Projeto

6.3.2.1. Mudança desejada dos principais indicadores da empresa

 medida de desempenho mudança desejada
 indicadores de estrutura de capital 
 participação de capitais de terceiros -
 alavancagem financeira -
 imobilização do patrimônio líquido -
 indicadores de liquidez 
 liquidez global +
 liquidez corrente +
 liquidez seca +
 capital circulante líquido +
 indicadores de rentabilidade 
 giro de ativos +
 Margem líquida +
 Retorno sobre ativos +
 Retorno sobre o patrimônio líquido +

Relacionadas

Adicionar a Favoritos

Adicionar a Projeto

6.3.2.2. Evolução dos principais índices ao longo de 03 (três) anos

Relacionadas

Adicionar a Favoritos

Adicionar a Projeto

6.3.2.3. Perspectivas do cliente

As medidas da perspectiva do cliente buscam verificar se a empresa está conseguindo elevar a questão do valor percebido pelo mercado, mediante metas geralmente associadas a prazos, qualidade, desempenho, serviços e custos.

 medida de desempenho mudança desejada
 satisfação do cliente, aferida em pesquisa +
 número de reclamações do cliente -
 participação do mercado +
 devolução de serviços rejeitados pela qualidade do produto em relação  ao produzido -
 percentual de clientes mantidos do último período +
 novos clientes +

Relacionadas

Adicionar a Favoritos

Adicionar a Projeto

6.3.2.4. Medidas da perspectiva dos procedimentos internos