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Projetos de arquitetura e engenharia - gestão de projetos

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Capítulo VI

Gestão dos riscos nos ciclos de intenção, avaliação, consolidação, implantação e operação e a contratação de projetistas

10.13. Introdução à gestão de riscos

10.13.1. Introdução - exemplos

Risco é definido como um perigo: exposição à perda ou ao dano.
  • risco se refere a qualquer ação que possa contribuir na perturbação da evolução de um projeto (empreendimento) nas fases de intenção, avaliação, consolidação, implantação e operação;
  • assim, risco refere-se à possibilidade de que algum acontecimento desfavorável venha a ocorrer, vinculado a distribuições diretas de probabilidades de cada serviço ou evento que constitui a planilha de negócios de um projeto e as indiretas que afetam o conjunto de estimativas básicas estabelecidas como premissas na obtenção do custo do projeto;
  • por exemplo:
    • risco politico:
      • comprometimento de prazo na execução de um projeto: estudo e viabilidade, projeto básico sendo considerado como executivo, orçamento baseado em falsas premissas, entre outras; 
      • pressão politica proporcionando omissão das premissas ambientais;
      • pressão na ambição de concluir um projeto;
      • falta de pagamento dos compromissos assumidos.
  • outro exemplo:
    • riscos na falta de detalhes executivos;
    • risco direto: serviços de fundações, estrutura, instalações, aquisição de equipamentos, período de chuvas intensas anormais na região em que se esteja executando o projeto;
    • risco indireto: variação cambial acima das projeções de governo, entre outros;
    • outros riscos: ambiental, financeiro, legal, empresarial, do país, do negócio, tecnológico, operacional, externo e interno à empresa.
A fim de evitar maiores consequências na implantação de um projeto, convém que as melhores fontes de informações e técnicas disponíveis sejam utilizadas ao analisar consequências e probabilidades de seus efeitos.
  • por exemplo:
    • experiências anteriores;
    • práticas e experiências do setor em que se insere o projeto;
    • publicações pertinentes e pesquisa de mercado;
    • modelos econômicos;
    • modelos de engenharia;
    • opinião de especialistas e auditores.