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Auditoria

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Capítulo V

Alcance da auditoria baseada na estrutura da norma ISO 14000

20.12. Meio ambiente – ISO 14000

20.12.1. Reflexões e fundamentos básicos sobre o meio ambiente

Nas últimas décadas, exatamente 15 anos, tem ocorrido uma mudança muito grande no ambiente em que vivemos e no ambiente em que as empresas operam: as empresas que eram vistas apenas como instituições econômicas passam a se preocupar com o meio ambiente.
Os fundamentos, ou seja, a base de razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental são vários, desde o aumento da influência de grupos sociais externos à organização, mudanças nos valores e ideologias sociais, intervenção crescente da atuação do estado na economia, elevação do padrão ético desempenhado pelas organizações, crescimento da importância das comunicações, procedimentos obrigatórios de atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.
O conceito de desenvolvimento sustentável, que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas, é a nova palavra de ordem e podem ser resumidos nos seguintes pontos básicos e, podemos afirmar, críticos:
  • todo o estoque territorial da terra, suas condições naturais, o solo, a água e a atmosfera deveriam ser recursos renováveis para nossa sobrevivência, mas hoje são recursos decrescentes, por estarem sendo afetados pelos processos de utilização, exaustão pela ação humana, decorrentes de atividades públicas e privadas, e por estas razões estão mais caros ou se encontram mais protegidos.
  • a cada minuto a Terra perde 21 hectares de florestas, equivalente a 42 campos de futebol.
  • a cada dia a população mundial aumenta 200 mil pessoas, o crescimento da população humana, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos, exerce forte consequência sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
  • as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono encontram-se nos níveis mais altos em 2 milhões de anos, é uma curva ascendente.
  • com relação ao líquido mais precioso de que o homem necessita tem-se que, 80% da terra é água, só 2% desta água é doce, só 0,67% dessa água doce não está nas calotas polares, só 0,007% dessa água doce é renovável e disponível para consumo humano.
  • a legislação ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, a lei No 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, exigência essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupação ambiental
  • injetamos diariamente dezenas de compostos químicos no solo, nos rios, nos mares, despejamos milhões de toneladas de lixo sólido nos oceanos, liberamos bilhões de toneladas de carbono no ar todos os anos, causando o efeito estufa.
  • 68,5% dos resíduos das grandes cidades brasileiras são jogadas em lixões e alagados, produzimos 14,5 milhões de metros cúbico de esgoto por dia, tratamos apenas um terço do esgoto produzido.
  • pressões públicas de cunho local, nacional e mesmo internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas.
  • bancos, financiadores e seguradoras dão privilégios a empresas ambientalmente sadias ou exigem taxas financeiras e valores de apólices mais elevadas de firmas poluidoras.
  • a sociedade em geral e a vizinhança em particular está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição provenientes de empresas e atividades.
  • organizações não-governamentais, grupos e movimentos comunitários, lideranças comunitárias, forças políticas, sindicais atuantes e associações, estão sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislação ambiental, a minimização de impactos, a reparação de danos ambientais ou impedem a implantação de novos empreendimentos ou atividades.
  • atualmente as ações governamentais exigem ações mitigadoras, compradores de produtos intermediários estão exigindo cada vez mais produtos que sejam produzidos em condições ambientais favoráveis.
  • a imagem de empresas ambientalmente saudáveis é mais bem aceita por acionistas, consumidores, fornecedores e autoridades públicas.
  • a gestão ambiental empresarial está na ordem do dia, principalmente nos países ditos industrializados e também já nos países considerados em vias de desenvolvimento.
  • preocupações ambientais, crescimento da pressão pública e medidas regulamentares estão mudando a maneira das pessoas fazerem negócios ao redor do mundo, os clientes, consumidores e outras partes interessadas estão aumentando a demanda de produtos e serviços ambientalmente corretos que são oferecidos por organizações socialmente responsáveis, e tendem a dispensar produtos e serviços que agridem o meio ambiente, portanto está se tornando cada vez mais importante para as organizações demonstrarem que, não só por suas filosofias, mas também por suas estratégias de investimentos e operações diárias, são sustentáveis.
  • o clima do negócio internacional está forçando as organizações a serem mais transparentes e a considerar o impacto total das suas políticas e operações, pressão do governo, do público em geral, da mídia para reportar a performance social e ambiental, e da necessidade de maiores informações públicas dos investimentos (clientes e partes interessadas) são algumas das razões que levam organizações a declarar publicamente sua performance.
  • com o crescimento da preocupação de caráter mundial em se conseguir o desenvolvimento sustentável preconizado pela Rio/92, e o consequente aumento do poder de pressão do consumidor, cada vez mais exigente em termos ambientais, estão exigindo a certificação ambiental, nos moldes da ISO 14000, ou ainda certificados ambientais específicos.
As empresas potencialmente poluidoras estão preocupadas com sua imagem, de maneira que estão procurando adaptar-se aos novos tempos, diminuindo seu potencial poluidor.
Por sua vez, a competitividade moderna também exige das indústrias adequação a esta tendência ambiental, o que está propiciando o surgimento de indústrias de produtos e serviços ambientais, as chamadas indústrias verdes, que têm suas atividades especializadas e direcionadas à criação e desenvolvimento de processos, programas, serviços e equipamentos antipoluidores que visam diminuir ou eliminar a poluição, como por exemplo: reciclagem de lixo, filtros, catalisadores etc.
Portanto, indústrias verdes são aquelas cuja produção está adequada aos novos parâmetros ambientais e estão direcionadas a serviços que visem a diminuição da poluição.