31.1. Cultura, patrimônio cultural, educação e ciência tecnológica
31.1.1. Introdução
· o interesse oficial pela preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil começou com a instituição em 1934 da Inspetoria de Monumentos Nacionais.
ü o órgão foi sucedido pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje o setor é administrado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que já possui mais de 20 mil edifícios tombados, 83 sítios e conjuntos urbanos, 12.517 sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos arrolados, incluindo o acervo museológico, cerca de 250 mil volumes bibliográficos e vasta documentação arquivística.[2]
v tradições imateriais como o samba de roda do Recôncavo Baiano e a arte gráfica e pintura corporal dos índios Wajapi do Amapá também já foram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
v também os estados e alguns municípios já possuem instâncias próprias de preservação e o interesse nesta área tem crescido nos últimos anos.
· mesmo com a intensa atividade dos órgãos oficiais, o patrimônio nacional ainda sofre frequente depredação e tem sua proteção e sustentabilidade limitadas pela escassez de verbas e pela falta de consciência da população para com a riqueza de sua herança cultural e artística e para com a necessidade de um compartilhamento de responsabilidades para sua salvaguarda efetiva a longo prazo.
· o Brasil possui um vasto patrimônio cultural que abrange: culinária, literatura, artes visuais, música, esportes , religião e folclore
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31.1.7. Recuperação do patrimônio histórico [+]
31.1.8. Democratização da cultura [+]
31.1.9. Apoio à produção cultural [+]
31.1.10. Patrimônio histórico [+]
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31.1.11.2. Principais medidas para educação básica [+]
31.1.11.3. Principais metas para educação básica [+]