Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Sustentabilidade, Selo ABCIC e Normas

Capítulos 1 2 3

Capítulo I

Empreendedor e sustentabilidade

37.1. Empreendedor e sustentabilidade

37.1.1. Introdução

O novo paradigma da civilização é, sem dúvida, a sustentabilidade.

Chegamos a um momento em que é necessário reinterpretar o conceito de desenvolvimento, contemplando maior harmonia e equilíbrio do ser humano com o próprio ser humano e a natureza, entre o todo e as partes, e combinar os processos econômicos, sociais, culturais e políticos para que os recursos naturais das gerações futuras não sejam comprometidos.

Hoje, corremos o risco do efeito estufa – aumento da temperatura nas camadas mais baixas da atmosfera como resultado do acúmulo de gases como vapor d´água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido de nitrogênio (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e oxigênio (O3) .

Estes gases, conhecidos como gases de efeito estufa, funcionam como o vidro que cobre em uma estufa: permitem a entrada dos raios solares e impedem a saída de calor.

Esse processo mantém a temperatura na superfície da Terra equilibrada e favorece a existência da vida como conhecemos – sem o efeito estufa, a temperatura média do planeta seria de -18º C.

O relatório do desenvolvimento humano publicado em 1998 pelo Pnud assinala que:

“O consumo contribui claramente para o desenvolvimento humano quando aumenta as suas capacidades, sem afetar adversamente o bem estar coletivo, quando é tão favorável para as gerações futuras como para as presentes, quando respeita a capacidade de suporte do planeta e quando encoraja a emergência de comunidades dinâmicas e criativas”

Estas necessidades de mudanças têm na última década mobilizado o Brasil, a sociedade civil, investidores, financiadores e consumidores (clientes), que passaram a exigir responsabilidades das empresas com relação ao impacto ambiental de suas atividades.

No setor da construção, estas exigências têm se acentuado devido ao alto impacto ambiental e social das atividades de fabricação de materiais, projeto de arquitetura e engenharia, construção, uso e operação de empreendimentos que envolvem as edificações e infra estrutura.