Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Sustentabilidade, Selo ABCIC e Normas

Capítulos 1 2 3

Capítulo III

Normas

37.3. Normas de estruturas pré-fabricada e pré-moldada de concreto no Brasil

37.3.1. Evolução da norma e o Selo ABCIC

 A Dra ÍRIA LÌCIA OLIVA DONIAK, Presidente em exercício da ABCIC nos ensina sobre a evolução e aplicabilidade das normas, conforme descrito nas subseções a seguir.

A partir da publicação da revisão da norma de estruturas de concreto foi iniciado o processo de revisão da norma de estruturas de concreto pré-moldadas, que por sua vez é a norma de referência para os produtos pré-moldados já existentes ou em elaboração.

Assim, em 2006 foi publicada a revisão da norma Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado (ABNT NBR 9062:2006), com as atualizações frente às prescrições da norma Projeto de Estruturas de Concreto (ABNT NBR 6118:2003), bem como às tendências internacionais de normalização e inovações tecnológicas na área de estruturas pré-moldadas.

Para isso, foram utilizadas como referência as normas e manuais internacionais e também o Selo de Excelência ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) dentro do contexto da ABNT NBR 9062.

O Selo foi um importante material de consulta uma vez que seu conteúdo já havia sido discutido e consensado por diversos fabricantes de produtos pré-moldados em Comités de estudo específicos da ABCIC.

A atual ABNT NBR9062 trouxe especificações importantes para estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas, do projeto à produção, em que seus elementos também podem ser projetados tendo como base ensaios de comprovação experimental.

Merecem destaque nesta norma os aspetos relacionados à estruturas e produtos pré-moldados:

1 - classificação dos elementos em pré-moldados e pré-fabricados (com maior detalhamento ao longo do corpo da norma)

2 - estabilidade global de estruturas pré-moldadas

3 - tolerâncias de fabricação

4 - projeto acompanhado por verificação experimental

5 - limites de deslocabilidade em condições de serviço

6 - dimensionamento e detalhamento de elementos

7 - durabilidade: cobrimento das armaduras

8 - aspetos de segurança das estruturas

9 - atualização das referências normativas, destacando-se aquelas relacionadas a ações provenientes de sismo e incêndio, entre outras.