43.10. Manual da qualidade
43.10.1. PLano da qualidade - processo sob a visão técnica
O objeto do empreendedor prevê a contratação de empresa de engenharia para a obtenção de produtos e serviços e seus processos das atividades técnicas a serem desenvolvidas pela empresa deverão garantir a execução do projeto, as obras e os serviços previstos, tendo como objetivo, entre outros:
1 - obediência aos dispositivos contratuais, inclusive aos da proposta de técnica e de preços; 2 - qualidade técnica dos serviços; 3 - o atendimento, a obediência aos projetos de arquitetura e engenharia, as normas técnicas, as recomendações do cliente; 4 - o cumprimento dos prazos e das metas contratuais ou daquelas estabelecidas pelo cliente; 5 - desempenho da estrutura da empresa na execução do contrato; 6 - quantitativos dos serviços executados para fins de elaboração das medições; 7 - prevenção e mitigação do impacto sobre o meio ambiente decorrente das atividades construtivas e da implantação e da utilização do canteiro de obras, dos alojamentos e das instalações industriais. |
Para atender a esses objetivos e ao objeto do contrato o empreendedor espera que a empresa dê atenção aos seguintes requisitos considerados estratégicos:
1 - a execução técnica do projeto esteja relacionada com seus custos; 2 - revisão ou adequação dos projetos de arquitetura e de engenharia e dos desenhos, quando se fizer necessário; 3 - plano e definição do escopo; 4 - enfoque dos eventos mais simples e daqueles considerados complexos; 5 - organização dos eventos perante o tempo; 6 - estabelecimento dos níveis de produção para a execução de seus serviços; 7 - determinação das equipes de mão de obra e equipamentos; 8 - determinação dos insumos e os equipamentos dos ativos; 9 - estabelecimento dos serviços de apoio; 10 - definição com clareza do canteiro de obras e o acampamento; 11 - determinação das equipes dos indiretos; 12 - estabelecimento das prioridades com relação ao meio ambiente; 13 - consideração dos riscos na execução do empreendimento; 14 - esclarecimentos à empresa quanto ao projeto de engenharia. |
Relação de processos
A empresa executora dos produtos/serviços deve levar em conta para a obtenção de uma boa qualidade os seguintes processos detalhados no Tópico Planejamento e Gestão para a implantação de um projeto:
1 - processo do gerenciamento técnico; 2 - análise e revisão dos desenhos (projetos de arquitetura e engenharia); 3 - serviços de consultoria relacionados ao meio ambiente; 4 - serviços, lista de atividades dos eventos e quantitativos; 5 - métodos construtivos; 6 - controle tecnológico; 7 - processos para a valorização do controle da qualidade da obra e dos serviços, dos materiais e dos equipamentos dos materiais, dos equipamentos, e dos serviços; 8 - tempo: cronograma de execução e histogramas; 9 - tempo: produções programadas e níveis de produção; 10 - interdependência dos serviços, dos equipamentos, da mão de obra, das atividades especiais e dos equipamentos do ativo; 11 - equipamento direto; 12 - arranjo físico; 13 - ciclo operacional; 14 - equipe mecânica; 15 - escopo: incidência da mão de obra direta; 16 - cronograma: horas trabalhadas horas creditadas; 17 - escopo da incidência de materiais; 18 - cronograma de aplicação; 19 - escopo: composições técnicas de execução dos serviços; 20 - escopo: serviços gerais e de apoio; 21 - manutenção, utilidades, centrais, transporte, escritórios e almoxarifados; 22 - instalações do canteiro de obras; 23 - arranjo e nas frentes de serviços, transportes, localização de equipamentos fixos e centrais de produção; 24 - mobilização de equipamentos e veículos indireto; 25 - ações de mitigações relacionadas ao meio ambiente; 26 - organização dos indiretos; 27 - rede de precedência; fluxograma e atribuições das atividades; 28 - cronograma: horas trabalhadas; oras creditadas; 29 - instalações do acampamento; 30 - arranjo geral, edificações residenciais, alojamentos, área de lazer e comunitária; 31 - riscos técnicos do projeto. |
43.10.2. Plano da qualidade - processo sob a visão do custo [+]
43.10.3. Plano da qualidade sob o ponto de venda do produto [+]
43.10.4. Plano de vista sob a visão da implantação do projeto [+]
43.10.5. Plano de monitoramento para a implantação do projeto [+]
43.10.6. Fluxograma: escopo dos serviços de controle tecnológico [+]