Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Dosagem do concreto, controle tecnológico e equipamentos para o laboratório

Capítulos 1 2 3 4 5

Capítulo III

Propriedades do concreto endurecido e considerações sobre os ensaios

38.3. Propriedades do concreto endurecido e ensaios

38.3.1. Propriedades do concreto endurecido

 1 - Classificação geral das características e propriedades do concreto endurecido, pgs 284 a 313.

De acordo com o livro materiais de Construção de L. A. Falcão Bauer – propriedades do concreto endurecido.

Apresentamos a seguir síntese das principais características e suas propriedades, valores típicos, aspectos gerais.   

densidade do concreto

t/m3

vibrado

2,3 a 2,4

0,3 a 5,5

agregados leve; térmico; pesado; blindagem; radioatividade

1 - agregados leve vermiculite (0,3 a 0,6); escória (1,3 a 1,4); pedra pomes (0,8 a 1,0); magnetita (3,9); barita (3,9); ferro fundido (4,7); sucata (5,5)

2 - a densidade varia segundo o processo de adensamento.

 

Atrito

 

1 - o coeficiente de atrito de escorregamento varia com o grau de irregularidades nas superfícies de contato entre os materiais apropriados e seu estado de acabamento superficial;

2 - nos problemas mais estudados, que corresponde ao escoamento nas tubulações de concretos, diversos coeficientes são recomendados para diferentes estados de acabamento superficial.

 

Resistência a abrasão

 

1 - a resistência a abrasão é uma característica importante nas superfícies sujeitas a movimentação de cargas;

2 - a destruição da estrutura do material se processa quer por rompimento dos grãos do agregado, quer pelo seu arranchamento;

3 - diminuindo a asperezas também contribui para a diminuição dos desgastes;

4 - a resistência a abrasão cresce proporcionalmente com a resistência à compressão do concreto entre 20 MPa e 40 MPa, e para resistência inferior a 20 Mpa, o desgaste cresce mais rapidamente.

 

Condutibilidade elétrica

 

1 - a condutibilidade elétrica nos concretos parece não oferecer, no momento, interesse apreciável, porém podemos afirmar que ela é extremamente variável com a composição e sobretudo com a umidade.

2 - o concreto é um mau condutor de eletricidade, não chegando, porém , a ser um isolante

 

Propriedades térmicas

Condutibilidade, calor específico, dilatação térmica e resistência ao fogo.

1 - condutibilidade térmica: o conhecimento da condutibilidade térmica nos concretos aplica-se no endurecimento dos elementos maciços e também á determinação das propriedades isolantes das paredes de concreto;

2 - a quantidade de calor conduzido é função do coeficiente de condutibilidade térmica; área, gradiente de temperatura e do tempo de exposição do elemento considerado.

3 - calor específico: varia com a temperatura e com o teor de água entre limites relativamente estreitos, de 0,20 a 0,25 kcal/kg, oC, tem aplicação em  grandes massas.

4 - dilatação térmica: é uma grandeza variável, que depende do tipo de cimento, dos agregados, do grau de umidade e das dimensões da seção transversal  da peça interessada. Os calculistas adotam  em geral o coeficiente de dilatação do concreto seja praticamente igual ao coeficiente de dilatação do aço.

5 - resistência ao fogo: estudos sob dois aspectos; 1º temperaturas razoavelmente elevadas, porém mais ou menos estáveis, casos em que a temperatura é gradual e controlada; 2º quanto sujeitas a incêndio e temperaturas elevadas, com grandes variações,  inclusive choques térmicos de resfriamento.

 

Propriedades radioativas

 

1 - nas instalações que operam processos físicos acompanhados de produção de radiações e partículas elementares de alta energia, aparelhos de raios X, laboratórios de pesquisa nuclear, pilhas atômicas e correlatos, ocorre sempre a necessidade de construir anteparos e invólucros capazes de absorvê-las para atender à segurança humana.

 

Adesão

 

1 - a adesão corresponde a aplicação de revestimentos, pinturas e reparações;

2 - o concreto deve ser realizado com superfícies ásperas, modernamente tem sido recomendado o emprego de certas resinas orgânicas do tipo epóxi.

 

Propriedades acústicas

 

1 – sob dois aspectos: a) – material de construção de edifícios, o seu comportamento em fase do som desempenha importante papel como condutor de sons e ruídos ou como isolante ou amortecedor dos mesmos; b) determinação de velocidade de propagação de sons e  ultra-sons.

 

Durabilidade

 

1 - Segundo L.A. Falcão Bauer, propriedades do concreto endurecido, tabela 10.7 página 302, tem-se, as causas e fatores responsáveis por tais processos são de diferentes origens e agem por diferentes mecanismos e entre varias classificações podemos ter, entre outras:

Agentes

Concreto

Armadura

Mecânicos

Abrasão, choques, vibração, fadiga

 

Físicos

Temperatura

 

Físico-químicos

 

Corrosão eletroquímica

Corrosão sob tensão

Ecológicos

Químicos

Águas puras

Águas carbônicas

Águas sulfatadas

Água do mar

Agentes reativos

Oxidação

Intrínsecos

Reação álcali-agregado

 

Biológicos

Bactérias

 

 

Permeabilidade

 

1 – O concreto é um material obrigatoriamente poroso, os vazios presentes são de origem diversa, por exemplo: excesso de água de mistura à obtenção de trabalhabilidade conveniente, diminuição de volume absoluto que acompanha a hidratação dos constituintes do cimento, ar eventualmente ou propositadamente arrastado durante a operação de mistura, e fissuras de diversas origens, térmicas, de retração, mecânicas, entre outras. Como esses vazios são geralmente interligados, o concreto é normalmente permeável aos líquidos e gases.