Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Administração

Capítulos 1 2 3 4 5

Capítulo IV

Planejamento e orçamento participativo

4.1. Introdução, plenárias, temas, diretrizes e calendário

POP
 
O POP, Planejamento Orçamentário Participativo, é um instrumento de planejamento estratégico da Prefeitura de São José dos Campos desenvolvido pelas secretarias de Promoção da Cidadania, Fazenda e do Governo.
 
O programa pretende, a partiiretrizes, r da participação popular e da discussão com toda a sociedade civil, definir as diretrizes, objetivos, metas e programas da administração municipal para o período de 2014 a 2017.
 
Através da participação direta da população, o objetivo do POP é envolver os moradores nos debates sobre o planejamento e o futuro da cidade e também no  controle e na definição da aplicação dos recursos públicos.
 
Plenárias
 
A primeira edição do POP foi realizada durante os meses de junho e julho como forma de dotar a administração municipal de um instrumento moderno e democrático de decisão orçamentária e gestão participativa.
 
O município foi dividido em 19 grandes regiões para que a população participasse na definição do Plano Plurianual, que indica os caminhos da cidade para o período de 2014 a 2017.
 
Os encontros foram iniciados no dia 28 de junho e concluídos em 30 de julho.
 
Os espaços escolhidos foram escolas e outros pontos de fácil acesso, com horários que permitissem a maior participação com p
lenárias realizadas em dias de semana às 19 horas, e em dois sábados às 16 horas.
 
As reuniões mobilizaram e atraíram mais de 3.000 moradores, que além de participarem da discussão sobre prioridades para o município nos próximos quatro anos, elegeram representantes para compor a Comissão de Acompanhamento do POP.


Temas
 
Durante os encontros do POP os participantes foram divididos em grupos para debaterem temas relacionados a áreas do governo.
 
Por meio de votação cada grupo deveria eleger um dos temas propostos, apresentar sugestões e duas diretrizes prioritárias sobre o assunto escolhido para compor o orçamento do município.
 
Os temas e áreas abrangidas são:
 
Desenvolvimento Econômico e Sustentável
Áreas abrangidas: meio ambiente, geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico, educação e turismo

Políticas Sociais e Afirmação de Direitos
Áreas abrangidas: saúde, educação, desenvolvimento social e cidadania, esportes, cultura, defesa do cidadão  

Desenvolvimento Urbano e Direito à Cidade
Áreas abrangidas: planejamento urbano, obras e saneamento, regularização fundiária, habitação, transporte, meio ambiente, serviços municipais e educação 

Administração Eficiente e Transparente, com Democracia, Participação  e Controle Social
Áreas abrangidas: administração, finanças, comunicação, direito à informação, conselhos municipais, educação, portal transparência, planejamento e orçamento participativo


Diretrizes Prioritárias por Áreas de Atuação da Administração
 
Durante as plenárias do POP os moradores de diferentes regiões da cidade debateram e escolheram as áreas de atuação da administração municipal que deveriam receber mais atenção na destinação de recursos pelo Plano Plurianual, que considera o que se pretende fazer na cidade a médio prazo.
 
Entre os temas propostos, Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano se destacaram na preferência dos participantes, tendo sido escolhidas em 96% dos casos.
 
Em relação as áreas de atuação da gestão pública, Saúde e Regularização Fundiária foram escolhidas como prioritárias por mais de 60% dos moradores que participaram do POP.

Calendário das atividades
 
Setembro 
Posse dos representantes eleitos

Outubro
Apresentação das prioridades, incorporação ao PPA e a LOA
Apresentação das peças de orçamento: PPA, LDO e LOA

Novembro
Treinamento e capacitação em orçamento público
Discussão de texto base e aprovação de projetos de lei de orçamento participativo 
Discussão e aprovação da proposta de regime interno do orçamento participativo

Dezembro
Discussão e aprovação da proposta de regime interno do orçamento participativo

Janeiro
Discussão e aprovação da proposta de regime do orçamento participativo