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Indicadores de desempenho

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Capítulo I

Visão sistêmica e modelagem de indicadores

6.1. Sistema de indicadores de desempenho - integração e harmonização

6.1.1. Introdução

·       o processo de construção de um sistema de indicadores de desempenho esclarece os objetivos estratégicos empresariais, táticos e operacionais;

·       além de identificar um número de vetores críticos que determinam os objetivos estratégicos, produz impactos ao ser utilizado, induzindo mudanças baseadas em fatos para viabilizar processos gerenciais críticos;

·       tais indicadores fornecem a estrutura necessária para a tradução da estratégia empresarial em termos operacionais;

·       destaca os processos mais críticos para a obtenção de um desempenho superior para atender aos clientes e aos acionistas e, em geral, essa identificação revela processos internos totalmente novos nos quais a organização deve buscar a excelência para que sua estratégia seja bem sucedida;

·       as metas de aprendizado e de crescimento expõem os movimentos operacionais para projetos significativos na reciclagem de funcionários, na tecnologia e nos sistemas de informações e na melhoria dos procedimentos organizacionais;

·       esses projetos - em pessoal, sistemas e procedimentos - produzem inovações e melhorias importantes para os processos internos de negócios, para os clientes e, por fim, para os acionistas;

·       o sistema de indicadores de desempenho, como ação estratégica, tem a função de relacionar todas as áreas da empresa:

ü     esclarecer e traduzir a visão da estratégia a ser seguida e facilitar a formação de tomadas de decisões baseadas em consenso;

ü     também esclarecer e traduzir as intenções dos acionistas, dos conselheiros, dos diretores e das chefias em cargo de direção;

ü     implantar cronogramas, metas e marcos bem definidos a serem seguidos segundo as diretrizes estratégicas estabelecidas;

ü     articular e compartilhar as responsabilidades, fornecendo feedback das ações, facilitando as não conformidades e corrigindo os rumos do planejamento estratégico nos seus três níveis: empresarial, tático e o operacional;

ü     como os indicadores de desempenho são desenvolvidos por um grupo de executivos, o resultado é um modelo consensual da empresa inteira, para o qual todos prestaram suas contribuições, e os objetivos tornam-se uma responsabilidade funcional conjunta do grupo executivo, e passa a funcionar como ponto de referência para uma série de importantes processos gerenciais baseados em equipes;

ü     produzir consenso e trabalho em equipe entre todos os executivos, independente de suas experiências de trabalhos anteriores ou de suas habilidades funcionais.

·       o processo gerencial de planejamento e estabelecimento de metas permite que a empresa:

ü     quantifique os resultados pretendidos a longo prazo;

ü     identifique mecanismos e forneça recursos para que os resultados sejam alcançados;

ü     estabeleça referenciais de curto prazo para as medidas financeiras e não financeiras dos indicadores de desempenho.

·       as empresas da era da informação serão bem sucedidas investindo e gerenciando seus ativos intelectuais e a especialização funcional tem que ser integrada a processos de negócios baseados no cliente;

·       a produção em massa e os serviços e os produtos padronizados devem ser substituídos pela oferta de produtos e serviços inovadores, com flexibilidade, eficácia e alta qualidade, que possam ser individualizados de acordo com segmentos de clientes-alvo;

·       a inovação e a melhoria de produtos, serviços e processos nascerão da reciclagem dos funcionários, pelo uso de tecnologia de informações e de procedimentos organizacionais estrategicamente alinhados;

·       à medida que as organizações investem na aquisição dessas novas capacidades, seu sucesso (ou fracasso) não pode ser motivado ou medido a curto prazo pelo modelo tradicional da contabilidade financeira;

·       indicadores de desempenho é um novo instrumento que integra as medidas derivadas da estratégia sem menosprezar as medidas financeiras do desempenho passado. Eles incorporam os vetores do desempenho financeiro futuro;

·       esses vetores, que abrangem as perspectivas do cliente, dos processos internos e do aprendizado e do crescimento, nascem de um esforço consciente e rigoroso de tradução da estratégia organizacional em objetivos e medidas tangíveis;

·       os indicadores de desempenho, no entanto, são mais do que um novo sistema de indicadores e empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais e é possível desenvolver os indicadores de desempenho, inicialmente, com objetivos relativamente restritos - esclarecer, obter consenso e focalizar estratégia, e depois comunicá-la a toda a empresa;

·       o verdadeiro poder do sistema de indicadores de desempenho, todavia, ocorre quando deixa de ser um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão estratégica e conforme cresce a adoção dos indicadores de desempenho, as empresas constatam que ele pode ser utilizado para:

ü     esclarecer e obter consenso em relação à estratégia;

ü     comunicar a estratégia para todos os segmentos da empresa;

ü     alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia;

ü     associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais;

ü     identificar e alinhar as iniciativas estratégicas;

ü     realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas;

ü     obter feedback para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoá-la.