Quando entrar em operação, em 2029, o complexo Pacifico Mexinol será uma das maiores plantas químicas independentes de ultrabaixo carbono e um dos maiores produtores de hidrogênio e metanol verdes do mundo.
A Transition Industries LLC, desenvolvedora de plantas de metanol e hidrogênio em escala mundial com zero emissões líquidas de carbono, assinou com a Siemens Energy e a Techint Engenharia e Construção um contrato de Engenharia Básica (FEED) para uma planta de eletrólise Elyzer P-300 de aproximadamente 210 MW. O projeto faz parte do Pacifico Mexinol, empreendimento de metanol ultrabaixo carbono de 6.130 toneladas por dia que está em desenvolvimento em Sinaloa, no México.
O estudo do FEED representa o próximo passo na expansão da parceria entre a Transition Industries, a Techint Engenharia e Construção e a Siemens Energy, que pretende impulsionar sua tecnologia e seus serviços avançados para garantir o mais alto padrão de eficiência e confiabilidade em produção de hidrogênio verde. Segundo os termos do contrato de FEED, a Siemens Energy e a Techint E&C fornecerão um preço firme global inicial, não excedente, seguido de um preço firme global final, tipo turnkey, para a engenharia, suprimentos e construção (EPC) da instalação de eletrolisadores.
"Este marco representa um passo significativo na nossa missão de impulsionar inovação e sustentabilidade no setor de produtos químicos. A parceria com a Siemens Energy e a Techint E&C vai nos ajudar a desenvolver o elemento de produção de hidrogênio do nosso projeto Pacifico Mexinol, reduzindo as emissões e contribuindo para a transição energética global", afirmou Rommel Gallo, CEO da Transition Industries.
A planta de hidrogênio será projetada para atender à crescente demanda por hidrogênio sustentável. O estudo FEED terá foco em otimizar o projeto, padronização e engenharia da unidade, que deverá ter capacidade estimada de produção de cerca de 4 mil kg de hidrogênio por hora, atendendo aos mais rigorosos padrões de segurança, meio ambiente e eficiência operacional.
A Siemens Energy, uma das principais empresas globais de tecnologia em energia, foi escolhida para esta etapa do projeto por sua experiência em produção de hidrogênio verde. A tecnologia Elyzer P-300 da Siemens Energy será essencial para alcançar os objetivos de eficiência, sustentabilidade e escalabilidade do empreendimento.
“Na Techint E&C, falamos da paixão por executar, ainda mais quando se trata de projetos desafiadores e de alto impacto, como o Mexinol. Iniciativas como essa nos permitem aplicar toda a nossa expertise técnica, e participar ativamente importante projeto de transição energética - uma das maiores plantas de hidrogênio verde da América - é a nossa contribuição para a construção de um futuro melhor para todos”, destacou Alejandro Maluf, Presidente da Techint E&C na região América do Norte.
A Transition Industries está desenvolvendo o projeto Pacifico Mexinol em conjunto com a International Finance Corporation (IFC), membro do World Bank Group. Ao iniciar suas operações em 2029, espera-se que o projeto Pacifico Mexinol seja uma das maiores instalações independentes de metanol com carbono ultrabaixo do mundo, produzindo aproximadamente 350.000 MT de metanol verde e 1,8 milhões de MT de metanol azul anualmente a partir de gás natural com captura de carbono.