Para o primeiro trimestre de 2026, 68% das empresas brasileiras pretendem contratar mais profissionais. É o que revela a Pesquisa de Expectativa de Emprego - Q1 2026, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, líder global em soluções de força de trabalho.
Atualmente, o Brasil ocupa o 1º lugar do ranking global na Expectativa Líquida de Emprego — calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar. Para o período de janeiro a março de 2026, essa taxa é de 54% no país, um aumento de 46% em comparação com o trimestre anterior e de 125% quando comparada com o primeiro trimestre de 2025.
“O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta um crescimento de 1,8% para o primeiro trimestre de 2026, valor que está abaixo da média mundial. Ainda com esse cenário, as empresas seguem investindo em talentos como estratégia para se adaptarem às novas demandas do mercado. A procura por profissionais com competências específicas evidencia a necessidade de manter competitividade e eficiência, independentemente do ritmo de expansão da economia”, comenta Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.
Ao observar a intenção de contratação por setores econômicos no Brasil, o de Manufatura e Informação aparecem empatados na liderança do ranking, ambos com 68%. O setor de Informação reúne o ecossistema de tecnologia, comunicação e mídia. Na sequência, vêm Construção & Imobiliário, com 65% e Hospitalidade, 62%.
“Embora esteja na quarta posição do ranking, o setor de Hospitalidade apresenta a melhora mais expressiva na intenção de contratação em relação ao mesmo período de 2025, segundo a pesquisa", destaca Pereira. O setor engloba todo o universo de lazer, entretenimento e serviços de recepção, incluindo hotéis, restaurantes, cruzeiros, cassinos, academias, spas e diversas atividades recreativas.
A análise por regiões mostra que Minas Gerais se destaca, com a mais alta expectativa de contratação: 61% das empresas mineiras planejam novas admissões. Na sequência, aparecem a cidade de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro, ambos com 52%, e o Paraná, com 51%. Os números indicam uma distribuição do otimismo por importantes polos econômicos nacionais.
No cenário global, 40% das empresas planejam contratar, resultando em uma Expectativa Líquida de Emprego média de 24%. O setor de Finanças & Seguros lidera o ranking, com 32%, seguido por Informação, com 29%, e por Construção & Imobiliário, que aparece em terceiro lugar, com 27%.
Para visualizar os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup do primeiro trimestre de 2026, incluindo dados regionais, nacionais e internacionais, visite o link. A próxima pesquisa será divulgada em março e reportará as expectativas de contratação para o segundo trimestre de 2026.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup é a mais abrangente e prospectiva desse tipo, usada globalmente como um indicador econômico chave. A Expectativa Líquida de Emprego é obtida tomando-se o percentual de empregadores que preveem aumento na atividade de contratação e subtraindo-se dele o percentual de empregadores que esperam uma diminuição na atividade de contratação. Ao todo, foram 40.671 empregadores, públicos e privados, entrevistados em 42 países e territórios, para medir as tendências de emprego previstas a cada trimestre. No Brasil, foram entrevistados 1.050