Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Banco de Profissionais do Seconci-DF conecta trabalhadores e empresas da construção
Mercado de Trabalho

Banco de Profissionais do Seconci-DF conecta trabalhadores e empresas da construção

Assessoria de Imprensa - 11 de fevereiro de 2026 34 Visualizações
Banco de Profissionais do Seconci-DF conecta trabalhadores e empresas da construção

O setor da construção civil segue como um dos principais motores da geração de empregos no país. Entre janeiro e dezembro de 2025, a área criou mais de 87 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho. O número representa um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2024, reforçando a importância de iniciativas que aproximem profissionais qualificados e empresas que demandam mão de obra, especialmente no Distrito Federal.

Nesse contexto, o Banco de Profissionais da Construção (BPC), desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), surge como uma ferramenta gratuita que facilita a contratação de profissionais pelas empresas parceiras. Todos os trabalhadores que realizam exames demissionais na instituição são convidados a cadastrar seus dados na plataforma, que ficam disponíveis para consulta das construtoras e incorporadoras interessadas.

Atualmente, o BPC reúne mais de 1.600 cadastros ativos cadastros de profissionais com diferentes perfis de atuação, tanto para os canteiros de obras, quanto na área administrativa. Entre as funções disponíveis estão serventes, pedreiros, encarregados, carpinteiros, mestres de obras, armadores, jovens aprendizes, eletricistas e auxiliares administrativos, ampliando as possibilidades de recolocação no mercado de trabalho e agilizando os processos de contratação. As empresas interessadas também podem escolher os candidatos por região, facilitando a contratação nas proximidades do empreendimento.

Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, a iniciativa fortalece toda a cadeia produtiva da construção. “O Banco de Profissionais é uma ponte direta entre quem busca uma recolocação profissional e quem precisa contratar, promovendo mais agilidade, dignidade e oportunidades”, afirma. Segundo Aroeira, a ferramenta também representa um ganho estratégico para as empresas parceiras. “Ao mesmo tempo em que apoiamos o trabalhador, oferecemos às corporações acesso rápido a um banco de talentos alinhado às necessidades do setor”, completa.

* Crédito da foto: Bave Picture