Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias O mais novo reator de fusão do Reino Unido acaba de gerar seu primeiro plasma

O mais novo reator de fusão do Reino Unido acaba de gerar seu primeiro plasma

EngenhariaÉ - 06 de julho de 2017 1140 Visualizações
O mais novo reator de fusão do Reino Unido acaba de gerar seu primeiro plasma
O reator, criado pela Tokamak Energy, deve aquecer o plasma a 100 milhões de graus Celsius até 2018. Isso é quase sete vezes mais quente do que a temperatura do núcleo do Sol. É a essa temperatura que a fusão pode ocorrer – onde o hidrogênio pode se fundir em hélio e produzir energia limpa ilimitada.
“Hoje é um dia importante para o desenvolvimento da energia de fusão no Reino Unido e no mundo”, disse David Kingham , CEO da Tokamak Energy, a empresa por trás do reator. “Estamos revelando o primeiro dispositivo de fusão controlada de classe mundial para ter sido projetado, construído e operado por uma empresa privada. A ST40 é uma máquina que irá mostrar temperaturas de fusão – 100 milhões de graus – são possíveis em reatores compactos e econômicos. Isso permitirá que o poder de fusão seja alcançado em anos e não décadas. ”
A fusão nuclear é o processo pelo qual dois núcleos se unem e formam um elemento de maior número atômico. A energia liberada é o que poderia fornecer ao mundo um novo recurso energético.
As promessas de fusão nuclear têm feito cientistas de todo o mundo investirem em seu potencial. Em outubro do ano passado, o MIT estabeleceu um registro para a pressão do plasma. Em dezembro passado, uma equipe sul-coreana estabeleceu o recorde de sustentação do plasma de “alto desempenho” – 300 milhões de graus Celsius – por 70 segundos . A alemã Wendelstein 7-X stellerator conseguiu controlar o plasma. Todos os sinais globais estão levando a saltos em frente em vez de avançar como a tecnologia tem por décadas.
No entanto, ainda existem desafios. Um dos maiores problemas no que diz respeito à manutenção da energia nuclear é o custo da manutenção. Empresas como a Tokamak Energy continuam a procurar metas de curto e longo prazos para produzir comercialmente energia de fusão. Kingham expôs sobre mais desses desafios em um comunicado:
“Ainda precisamos de investimentos significativos, muitas colaborações acadêmicas e industriais, engenheiros e cientistas dedicados e criativos, e uma excelente cadeia de suprimentos. Nossa abordagem continua a ser para quebrar esses desafios de engenharia, aumentando o investimento adicional em alcançar cada novo marco. Já estamos a meio caminho do objetivo da energia de fusão; Com trabalho duro, vamos entregar energia de fusão em escala comercial em 2030. ”
A ST40 também representa a fase três de um plano de cinco estágios para a empresa Tokamak Energy. O negócio privado fica em Oxfordshire, Inglaterra.