Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CBIC e Sesi Guia capacitam empresários com seminário sobre ética e construção civil

CBIC e Sesi Guia capacitam empresários com seminário sobre ética e construção civil

Jornal Opção - 20 de abril de 2018 1329 Visualizações
CBIC e Sesi Guia capacitam empresários com seminário sobre ética e construção civil
A jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon | Foto: Reprodução
O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.
“Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o evento terá início às 8h30 e será realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em Goiânia (GO), e dá continuidade ao processo de disseminação do tema.
O encontro mobilizará ainda, empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário local. A jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética & Compliance na Construção.
Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto; a gerente de compliance da Potência Medições S.A, Karine Eslar; o subprocurador geral aposentado do Ministério Público do Trabalho do Estado de Goiás, Edson Braz da Silva, e o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior, além do presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Filho, e do vice-presidente Financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa.
“ Além de promover o debate com o presente seminário, oferece ferramentas para as empresas que ainda não implantaram de forma efetiva os padrões comportamentais de conduta ética. Esperamos que ações como essa se propagem nos vários setores da sociedade, atingindo também as diversas esferas do poder público, hoje principal foco das distorções observadas”, comenta o presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Filho.
O Guia de Ética & Compliance da Construção Civil vai ser formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.
Projeto desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional oferece material inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.