Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Confira os próximos cursos do CBCA com inscrições abertas para estudantes e profissionais da construção civil
Eventos

Confira os próximos cursos do CBCA com inscrições abertas para estudantes e profissionais da construção civil

Assessoria - 09 de outubro de 2020 916 Visualizações
Confira os próximos cursos do CBCA com inscrições abertas para estudantes e profissionais da construção civil

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) está com inscrições abertas durante o mês de outubro para cursos de curta e média duração de diversos níveis de conhecimento sobre a construção em aço. O conteúdo é voltado para engenheiros, arquitetos, gerenciadores, técnicos em edificações, calculistas, estudantes e demais profissionais da construção civil.

Entre os cursos de curta duração, o CBCA lançou o “Estabilidade Estrutural - Abordagens Teórica, Computacional e Normativa”, com objetivo de oferecer conhecimento da teoria da estabilidade elástica estrutural, envolvendo conceitos como carga crítica, pontos limites e análise numérica. O conteúdo será aplicado pelo Prof. Dr. Walnório Graça Ferreira e sua equipe nos dias 19, 22, 26 e 29 de outubro. As inscrições terminam em 09/10.

Outro curso de curta duração com inscrições abertas é o “Projeto e Montagem de Pontes Metálicas”, com início em 6 de novembro. Durante as aulas, os participantes serão capacitados a projetar com segurança e economia pontes metálicas em viga mista e outras estruturas correlatas em aço de acordo com a futura norma ABNT NBR 16694 e aspectos da norma americana AASHTO, além de propiciar noções importantes de aspectos ligados ao suprimento, à fabricação e à montagem. O curso será ministrado sob orientação do Prof. Me. Fernando Ottoboni Pinho. Inscrições até 02/11.

Curso intensivo de três meses
O CBCA também oferece o curso “Light Steel Framing”, a partir de 19 de outubro, indicado para profissionais que atuam na concepção, execução ou gerência de empreendimentos e também a engenheiros e arquitetos que desejam conhecer o processo de fabricação, transporte e montagem das estruturas de aço.

No Brasil, as primeiras aplicações de industrialização na construção civil ocorreram em edificações industriais e comerciais e se deram com o uso de estruturas em concreto armado pré-moldado e de estruturas metálicas. A utilização de vedações em Drywall, sistema autoportante Light Steel Framing e até mesmo módulos de banheiros prontos são exemplos de uso de sistemas industrializados que vêm ganhando grande espaço na construção civil nacional.

O conteúdo do curso foi desenvolvido com foco na aplicação prática dos conceitos, totalizando cinco módulos sequenciais, que podem ser finalizados em até três meses. Com o uso de gráficos animados, vídeos e exercícios interativos, o curso é todo disponibilizado via internet com possibilidade de acesso 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa forma, cada aluno pode criar seu próprio ritmo de estudo, nos horários que forem mais convenientes. Inscrições até 12/10.

Para conferir os programas completos e o plano de descontos para estudantes e associados do CBCA, acesse o site www.cbca-acobrasil.org.br.

Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço é uma entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil. Desde 2002, ano de sua fundação, procura ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico.