Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Robôs “higiênicos” chegam ao portfólio da ABB para atender demanda das indústrias alimentícia e farmacêutica
TENDÊNCIAS

Robôs “higiênicos” chegam ao portfólio da ABB para atender demanda das indústrias alimentícia e farmacêutica

Assessoria - 21 de outubro de 2020 948 Visualizações
Robôs “higiênicos” chegam ao portfólio da ABB para atender demanda das indústrias alimentícia e farmacêutica

Com a aquisição da holandesa Codian Robotics em outubro, a ABB, multinacional especializada em tecnologia e automação, anuncia o aumento do seu portfólio para atender, especialmente, setores da indústria que prezam pela alta higiene no trato dos produtos, tais como o alimentício e o farmacêutico.

Com a compra, a multinacional passa a ofertar robôs delta para aplicações “pick and place” (do português “pegar e posicionar”), inclusive, para o Brasil.

“Há uma grande necessidade de robôs para pick and place que garantam altos padrões de higiene, acelerados pela pandemia COVID-19. Nossos clientes de alimentos e bebidas, farmacêuticos e de logística estão particularmente interessados no potencial da automação, permitindo que as cadeias de suprimentos continuem a funcionar, enquanto garantem o bem-estar dos funcionários”, acrescentou Sami Atiya, presidente da ABB Robotics & Discrete Automation.

Embora a maioria dos robôs na indústria de alimentos e bebidas não seja projetada para poder tocar em alimentos, o portfólio da Codian Robotics inclui um design higiênico que permite o trabalho seguro, mesmo no processamento de alimentos in natura. A nova tecnologia oferecida ao mercado propõe uma solução que pode ser muito bem-vinda para estes setores, que enfrentam restrições relacionadas à higiene dos robôs. “Esses robôs são prioritariamente utilizados em aplicações de altas velocidades, para manipulação de produtos in natura e colocação nas embalagens primárias, bem como no encaixotamento de produtos em embalagens secundárias e caixas de embarque”, explica Rodrigo Bueno, gerente da divisão de Robótica da ABB Brasil.

De acordo com ele, esse novo portfólio estará disponível em território nacional através da estrutura já estabelecida pela ABB, com todo o suporte e atendimento locais, garantindo o acesso da indústria a esses equipamentos. “A aquisição ressalta nosso foco em tecnologia inovadora, ajudando nossos clientes a perceberem totalmente o potencial da automação e a aumentar sua flexibilidade em um cenário de negócios em rápida mudança”, diz Bueno.

O gerente ressalta ainda que existem outras soluções disponibilizadas para estes setores e que o time de engenharia do Centro Global de Soluções da ABB Brasil tem participação direta no desenvolvimento desses projetos. Ao todo, são mais de R$ 1,5 bilhão investidos anualmente em desenvolvimento e mais de 70 parcerias com universidades de todo o mundo para a criação de novas soluções, além das parcerias existentes com outras empresas, como a Microsoft, HPE, Ericsson e Dassault Systèmes.

A fabricante de “robôs limpinhos”: Codian Robotics

Fundada em 2011, a Codian Robotics é a segunda maior fabricante de robôs delta do mundo, atrás apenas da própria ABB. Adequados para manipulação de objetos leves, esses robôs de alta velocidade contam com um sistema mecânico composto por barras lineares denominadas braços, que são acionados por motores conectados à base, gerando movimentos sincronizados.

A Codian Robotics está localizada em Ede, Holanda e emprega 20 pessoas. A empresa continuará atendendo seus clientes diretamente. A aquisição foi assinada e fechada em 1º de outubro de 2020 e ambas as partes não divulgaram quaisquer detalhes sobre o valor de compra.