Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Alunos do IMT criam aplicativo para dimensionamento automático de reservatórios
INOVAÇÃO

Alunos do IMT criam aplicativo para dimensionamento automático de reservatórios

Assessoria - 30 de outubro de 2020 1580 Visualizações
Alunos do IMT criam aplicativo para dimensionamento automático de reservatórios

Um grupo de alunos formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) tem dedicado tempo e conhecimento para o desenvolvimento de um aplicativo de celular capaz de dimensionar reservatórios. A ideia está em desenvolvimento há cerca de dois anos e promete eliminar a necessidade dos extensos relatórios de cálculos, que são montados por engenheiros na hora de dimensionar as estruturas.

O foco do projeto são os reservatórios revestidos em geomembrana (filmes poliméricos que evitam a migração de fluidos e contaminantes), cuja aplicabilidade é extensa, indo desde a proteção para armazenagem de água, efluentes de esgoto e mineração até aplicações em tanques de piscicultura, lagoas artificiais e canais de irrigação.

De maneira geral, o aplicativo criado pelo grupo possui parâmetros preestabelecidos para o dimensionamento dos reservatórios. Assim, o usuário poderá, por meio dele, visualizar a estrutura diretamente na tela. “O app vai permitir que os projetos sejam realizados de maneira mais rápida e acessível através de um layout que é amigável e que entrega as informações necessárias”, explica Rafael Benzoni Lini, aluno do curso de Engenharia Civil do IMT e um dos responsáveis pelo trabalho. “Por isso, nosso público-alvo são os projetistas e os agricultores de menor porte, que podem ter interesse em fazer o dimensionamento por eles mesmos”, complementa.

Lini fala sobre “público” porque o aplicativo deve deixar de ser apenas o projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso do grupo. Segundo Fernando Luiz Lavoie, Engenheiro Civil, Mestre em Geotecnia e professor orientador do grupo, o ARgro Tech, como é nomeado o app, deve ser transformado em modelo de negócios e lançado ao mercado já no primeiro bimestre de 2021. “Eu atuo também como consultor na área e trabalho com reservatórios em geomembrana há bastante tempo. Trata-se de um mercado com a demanda concentrada em determinados profissionais e determinadas empresas”, explica. “Por isso, acreditamos que aplicativo será uma alternativa à parte e vamos lança-lo ao público”.

Lavoie não dá detalhes, pois o modelo de negócios segue em desenvolvimento, mas adianta que o app deve ser disponibilizado gratuitamente em um primeiro momento. A ideia é que o ARgro Tech se torne rentável conforme novas funções sejam agregadas futuramente.

Subtítulo - Desenvolvimento multidisciplinar

Para se fazer possível, a criação do aplicativo se deu de maneira multidisciplinar. Isso significa que o desenvolvimento aconteceu de forma colaborativa, com alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Administração do Instituto. A metodologia tem sido adotada pelo IMT com o objetivo de estimular o empreendedorismo nos alunos.

Para João Victor Agresta e Silva Leão, também aluno do curso de Engenharia Civil e um dos responsáveis pelo projeto, a metodologia funciona, já que permitiu o desenvolvimento de um trabalho mais completo. O grupo conta também com a aluna Milena Trentino Miranda, que trabalha no aprimoramento do produto para entrega no ano que vem.

“É claro que tem desafios, principalmente na hora de transmitir os conhecimentos. Nós, da Civil, por exemplo, temos uma estrutura de pensamento, enquanto que os alunos da Computação possuem o pensamento estruturado de outra forma”, comenta. “Tivemos que nos adaptar e nos esforçar para que tudo fosse desenvolvido de maneira alinhada”, finaliza.