Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Por que optar por construções modulares?
Industrialização

Por que optar por construções modulares?

Archdaily - 06 de novembro de 2020 834 Visualizações
Por que optar por construções modulares?

Como os profissionais do setor sabem, construir pode ser um desafio que custa muito dinheiro e tempo. Atrasos são quase mais frequentes do que construções dentro do prazo e podem ser induzidos por extensos requisitos burocráticos, clima e outras circunstâncias inesperadas, planejamento inadequado, pessoal insuficiente ou uma série de outras causas. Projetos de construção longos também podem impactar negativamente a percepção pública de um projeto antes mesmo de ele ter sido concluído, especialmente se ocorrerem atrasos ou causar inconvenientes para aqueles que moram ou trabalham perto do local de construção. Além disso, alguns projetos simplesmente precisam ser construídos em um cronograma mais enxuto do que normalmente é viável para um projeto de construção tradicional. Felizmente, existe uma solução para quem busca reduzir drasticamente o tempo de obra: construções modulares

O que exatamente significa "construção modular"?
De acordo com o Modular Building Institute, “a construção modular é um processo no qual um edifício é construído fora da obra, sob condições controladas, usando os mesmos materiais e projetando com os mesmos códigos e padrões das instalações convencionais - mas na metade do tempo." A construção modular também é um termo genérico que inclui alguns tipos diferentes de construção:

  • Construções modulares volumétricas (as preferidas pelo Modular Building Institute) é um processo no qual espaços inteiros ou seções de salas - completos, incluindo paredes, pisos e tetos - são construídas em uma fábrica e, em seguida, transportados para um local final para montagem. Este tipo de construção é usado para projetos modulares permanentes e relocáveis (edifícios que não são projetados para serem movidos versus aqueles que são; por exemplo, um hotel ou uma sala de aula temporária).
  • A construção em painéis é um processo no qual os painéis das paredes internas e / ou externas são construídos em uma fábrica e, em seguida, transportados e dispostos na obra. O resto do edifício é construído in loco.


Quais são os benefícios da construção modular em comparação com os métodos de construção tradicionais? Há realmente uma economia de custos?
A construção modular certamente pode economizar custos, mas esse não é seu principal benefício. A grande vantagem é a economia de tempo e o retorno mais rápido do investimento. Como a construção modular permite a montagem industrializada que ocorre simultaneamente com a preparação do terreno, o tempo total necessário para construir uma estrutura pode ser reduzido drasticamente. Frequentemente, quando a obra está pronta (fundação nivelada, encanamento no local, concreto curado, etc.), os módulos construídos na fábrica estarão prontos para serem instalados. Um hotel de construção modular, por exemplo, pode abrir suas portas e começar a gerar receita entre 30% e 50% mais cedo do que um hotel de construção tradicional.

Outros benefícios incluem maior segurança dos trabalhadores (todos estarão trabalhando em um ambiente seguro e controlado, em oposição a trabalhar em alturas ou ambientes precários e menos controlados), maior produtividade, maior certeza de cronograma (pedidos de mudança atrasados ??e atrasos climáticos são bastante minimizados) e previsibilidade de custo aprimorada.

A construção modular é sustentável?
A construção modular é considerada uma opção mais sustentável do que os métodos de construção tradicionais por alguns motivos:

  • Maior flexibilidade e reutilização. Edifícios modulares podem ser desmontados e os módulos realocados ou reformados para um novo uso, reduzindo a demanda por matéria-prima e minimizando a quantidade de energia gasta para atender a nova necessidade.
  • Menos desperdício de materiais. Ao construir em uma fábrica, o desperdício é eliminado pela reciclagem de materiais, controle de estoque e proteção dos materiais de construção.
  • Melhor qualidade do ar. Como a estrutura modular é substancialmente concluída em um ambiente controlado de fábrica, com materiais secos, a possibilidade de altos níveis de umidade serem retidos em novas construções é eliminada.

Pode-se utilizar em qualquer tipo de construção? Em quais casos é conveniente escolher a construção modular em vez dos métodos tradicionais?
Qualquer tipo de edifício pode ser construído de forma modular. Mas, para isso, ele deve ser concebido e projetado como tal. A construção modular é frequentemente escolhida quando o tempo é essencial ou o espaço é escasso. Por exemplo, na Europa, lotes urbanos são muitas vezes limitados por estradas e outros edifícios, portanto, construir tradicionalmente (trazer materiais e trabalhadores para o local por um longo período de tempo) pode ser proibitivo. Com a construção modular, você precisa de um guindaste e muito menos pessoal para erguer a edificação em menos tempo. E, em locais urbanos estreitos, a redução da poluição sonora é um benefício adicional.

Quais são os requisitos técnicos específicos? Por exemplo, há requisitos de segurança ou restrições projetuais?
Considerando que a construção tradicional pode ser um processo mais fluido, em que mudanças de projeto são introduzidas mesmo após o início da construção (muitas vezes causando atrasos), a construção modular exige que os profissionais do projeto colaborem e concluam seu trabalho antecipadamente. É durante este processo que a construção modular - principalmente a construção modular permanente - geralmente depende do BIM avançado para avaliar o desempenho energético e identificar as medidas de eficiência mais econômicas. Os projetos são então entregues ao fabricante para a pré-fabricação e construção industrializada.

No que diz respeito às restrições de projeto, edifícios modulares são construídos de acordo com os mesmos códigos e especificações de construção dos edifícios tradicionais e são virtualmente indistinguíveis destes. De residências unifamiliares a edifícios de escritórios de vários pavimentos, a construção modular pode ser usada em qualquer lugar.

Este artigo faz parte do Tópico do Mês do ArchDaily: Escala Humana. Cada mês exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, nós do ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou trabalho, entre em contato conosco.