Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias USP inaugura novo laboratório de engenharia civil em parceria com a Trimble

USP inaugura novo laboratório de engenharia civil em parceria com a Trimble

- 16 de novembro de 2020 1070 Visualizações
USP inaugura novo laboratório de engenharia civil em parceria com a Trimble

A Trimble, empresa de tecnologia focada em soluções para a construção, escolheu a Universidade de São Paulo (USP) para inaugurar o seu projeto “Trimble Technology Lab” (Laboratório de Tecnologia Trimble, em português) na América do Sul. A ação, como o próprio nome sugere, visa criar laboratórios de alta tecnologia em universidades de todo o mundo para as áreas de engenharia civil, topografia e construção.

A ideia é que os alunos da Escola Politécnica de Engenharia da USP, incluindo o Departamento de Construção Civil (PCC) e o Departamento de Engenharia de Transportes (PTR), possam desenvolver conhecimento em softwares da companhia americana, que atualmente já são muito comuns no mercado de trabalho dessas áreas.

“A Trimble está apoiando ativamente universidades de destaque global, proporcionando soluções com tecnologia de ponta para treinamentos, demonstrações em sala de aula e pesquisas” explica Allyson McDuffie, diretora de Educação e Comunicação na companhia. “Estamos entusiasmados em estabelecer nosso primeiro laboratório da América do Sul, em colaboração com a USP, para fortalecer a educação da nossa próxima geração de projetistas, arquitetos, empreiteiros, engenheiros e gestores no Brasil”, completa.

As aplicações das soluções citadas por Allyson vão desde digitalização de imagens de edifícios e canteiros de obra, modelagem arquitetônica e estimativas digitais de custo até o cronograma da construção para melhorar a produtividade e redução de custos.

Entre os hardwares disponibilizadas na nova estrutura, estão a estação total robótica com software FieldLink, estações totais mecânicas, sistema topográfico GNSS, um scanner a laser 3D e scanners de mão. Já os softwares inclusos no laboratório são o software de monitoramento Trimble 4D Control, software de escaneamento RealWorks®, Trimble Business Center com UAS e processamento de dados geoespaciais, Vico Office Suite, Tekla®Structures, Tekla Structural Designer, Tekla Tedds, Trimble Connect, Sefaira Architecture e o popular software de modelagem 3D da empresa, SketchUp Pro.

Para Edvaldo Simões da Fonseca Júnior, professor da USP, a parceria entre a universidade e a empresa americana amplia as possibilidades para os futuros engenheiros que estudam na instituição. “Alunos e pesquisadores de toda a universidade terão acesso a tecnologias que ampliarão nossos estudos em topografia, modelagem 3D de construção, análise de performance e apresentação digital do ambiente da edificação de maneira inovadora”, conta. “A próxima geração de profissionais da engenharia, construção sustentável e topografia em São Paulo terá a oportunidade de conhecer e utilizar soluções tecnológicas de ponta em problemas reais do mundo da construção”, conclui.