Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Desafios para a Engenharia no transporte ferroviário de passageiros é tema de webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviário 
Evento

Desafios para a Engenharia no transporte ferroviário de passageiros é tema de webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviário 

Assessoria - 27 de novembro de 2020 769 Visualizações
Desafios para a Engenharia no transporte ferroviário de passageiros é tema de webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviário 

Apresentação será conduzida pelo professor titular do departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Milão, Stefano Bruni.

No dia 11 de dezembro, às 10h, acontecerá mais um encontro virtual para discutir temas que integram a programação da quarta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF), marcada para acontecer de 19 e 20 de maio de 2021. Desta vez, o assunto central do webinar será a “Dinâmica de veículos ferroviários: problemas, estado da arte e desafios no transporte de passageiros”, apresentado pelo Prof. Stefano Bruni.
Stefano Bruni é professor titular do departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Milão, onde lidera o grupo de pesquisas em Dinâmica Ferroviária. Suas pesquisas tratam de dinâmica, vibração, estabilidade e controle ativo de sistemas mecânicos, com aplicações em dinâmica de veículos ferroviários e interação veículo-via, controle ativo e monitoramento de condições operacionais em veículos ferroviários, interação pantógrafo-catenária e vibração induzida pelo vento em estruturas de grande porte.
Ele é autor de cerca de 270 artigos científicos e dedica parte expressiva de seu tempo a aulas e consultorias para empresas italianas e de outros países. Lidera diversos projetos de pesquisa financiados pela indústria e pela Comunidade Européia e é vice-presidente da IAVSD – International Society for Vehicle System Dynamics. Além disso, Bruni é editor associado dos periódicos “Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers Part F: Journal of Rail and Rapid Transit” e “Journal of Urban Rail Transit”, bem como membro do corpo editorial do “Journal of Modern Transportation” e do “International Journal of Railway Technology”.
As inscrições para o Webinar são gratuitas e podem ser feitas no site: https://www.simposio-ferroviario.com.br/

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados dessas pesquisas pudessem ser apresentados. Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SinFer) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Após o sucesso das edições anteriores, o SinFer chega agora a sua quarta edição, que acontecerá em maio de 2021. Vale destacar que, de lá para cá, o comitê organizador cresceu e conta também com novas instituições de renome nacional, como a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aPOLI-USP e o IME. Além disso, o evento conta com a parceria da VALE e é patrocinado por empresas como a MRS, Rumo, RailMovementPlanner, AmstedRail e Greenbrier Maxion, sendo também apoiado pela ABIFER, ANTF, Revista Ferroviária e o SIMEFRE.