Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Mineração digital: como funciona
Opinião

Mineração digital: como funciona

Diário do Comércio - 04 de dezembro de 2020 903 Visualizações
Mineração digital: como funciona

Jerri Alves*

A mineração é uma atividade econômica muito importante para o Brasil, já que possui grande influência no PIB e na geração de empregos indiretos e diretos. Dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) detalham que, no Brasil, o setor corresponde a 16,8% do PIB Industrial do país – somente em 2017, foram US$ 28,3 bilhões em exportações e mais de 400 milhões de toneladasmovimentadas nos portos brasileiros. Para manter este posto na economia do País, o investimento em tecnologia é essencial.

O sucesso da mineração depende do enfrentamento de desafios relacionados à segurança, eficiência, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e da preservação do meio ambiente. A solução para cada uma das questões, passa pela digitalização aliada aos princípios da mineração 4.0. O investimento em tecnologia é capaz de aumentar significativamente a produtividade, redução de custos operacionais e da preservação do meio ambiente. A solução para cada uma das questões, passa pela digitalização aliada aos princípios da mineração 4.0. O investimento em tecnologia é capaz de aumentar significativamente a produtividade do nosso setor, que é um dos carros-chefes da economia brasileira. Esse novo modelo de mineração, com foco na digitalização, também é essencial para garantir a competitividade mundial.

No segmento de mineração,a automação é capaz de transformar os mais diversos processos organizacionais e industriais. Como pode ser visto no uso de máquinas sem operador, controladas por algoritmos ou inteligência artificial.

A digitalização da fase de mineração de terrenos por meio de escavadeiras é outra possibilidade, mas que enfrenta desafios. Afinal, é difícil automatizar todos os diversos processos envolvidos nessa fase.

Com relação aos processos de britagem e beneficiamento do minério, é possível que os operadores mandem informações diretamente para a nuvem, o que aumenta a eficiência do beneficiamento e prevê com antecedência as manutenções dos equipamentos envolvidos.

Para a fase de manuseio e escoamento, técnicas de Business intelligence possibilitam saber onde cada material foi estocado e quais são as características de cada um, e criar uma rastreabilidade durante todo o trajeto até o porto, onde os operadores não mais precisarão operar máquinas. Basta monitorar e comandar os sistemas.

As inovações tecnológicas proporcionam benefícios para todas as etapas da mineração, que vão desde a simplificação dos processos de trabalho, até o aumento da eficiência e da segurança.

*Superintendente do Grupo MBL
jerri.alves@grupombl.com.br