Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Aspectos Fundamentais Do Projeto Luminotécnico
Artigo

Aspectos Fundamentais Do Projeto Luminotécnico

Ca2 Consultores - 04 de dezembro de 2020 695 Visualizações
Aspectos Fundamentais Do Projeto Luminotécnico

A luz é essencial para que possamos usar a nossa visão, desenvolver atividades diárias e influencia significativamente na sensação de conforto e bem-estar. Luminotécnica é, portanto, um campo de estudo primordial dentro da arquitetura para todo tipo de construção. Esse estudo, através de cálculos, técnicas e estratégias tem o principal objetivo de atender às necessidades humanas de acordo com o uso de cada espaço.

A Luminotécnica ou Lighting Design alia arte e ciência no ambiente construído. Isso porque o projeto envolve critérios técnicos e estéticos.

Podemos citar três aspectos fundamentais a serem aplicados em um projeto de iluminação: estética, funcionalidade e eficiência energética.

Estética – Neste campo a iluminação será adequada ao conceito do projeto arquitetônico. Analisando características da arquitetura são definidos e destacados pontos de interesse, como texturas, volumes e formas. Este destaque não é somente definido pela quantidade de luz, mas também pela forma que esta luz é aplicada, seja de maneira mais suave e homogênea ou com mais contrastes e sombras.

Imagem: Espaço Humanar. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental.

Valorização e integração com projeto arquitetônico são alguns dos principais princípios de um bom projeto luminotécnico.

Funcionalidade (Ergonomia/Conforto Visual) – A luz deve ser aplicada de maneira funcional, definindo estratégia, fonte de luz, tonalidade de cor, quantidade e distribuição da iluminação conforme tarefas que serão executadas em cada espaço. Também é considerado o conforto visual do usuário, evitando, por exemplo, ofuscamentos e reflexos.

Imagem: Academia Esportiva. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental

O uso adequado de softwares auxilia no processo projetual, oferecendo precisão quanto ao resultado esperado.

Eficiência Energética – aplicar a quantidade de luz necessária, sem excessos e optar por tecnologias de iluminação eficientes e sustentáveis evita gastos desnecessários com o consumo energético. Além disso, o uso inteligente de controles de acendimento contribui para a economia de energia. Estes controles podem ser simples sensores de presença ou automação mais sofisticada, como uso de dimerização de luminárias conforme a quantia de luz artificial disponível naquele momento.

Dentro de cada um desses pontos existem complexos estudos a serem feitos para definições corretas das questões apresentadas acima. Assim, podemos concluir quão importante e vantajoso contar com um especialista luminotécnico em um projeto de arquitetura.