Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ferrovia FCA poderá ter audiência pública para renovação de concessão até início de 2021
Logística

Ferrovia FCA poderá ter audiência pública para renovação de concessão até início de 2021

Extra Globo - 22 de dezembro de 2020 707 Visualizações
Ferrovia FCA poderá ter audiência pública para renovação de concessão até início de 2021

SÃO PAULO (Reuters) - A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) pode ter uma primeira audiência pública sobre renovação antecipada de concessão entre o fim deste ano e início de 2021, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Neste ano, o ministério conseguiu acordo para renovação antecipada de concessões das ferrovias da Vale, que devem ter contratos assinados até o final de dezembro, da Malha Paulista, a cargo da Rumo, e da MRS, que deve ser levado para Tribunal de Contas da União (TCU) no início de 2021.

"Até agora não houve acordo sobre a FCA porque o processo de renovação é negocial e buscamos o que é melhor para o Estado", disse Freitas durante apresentação online sobre balanço da pasta neste ano e perspectivas para o próximo. Ele se referiu às negociações com a dententora da concessão, a VLI, que tem Vale, Mitsui, FI-FGTS e Brookfield como acionistas.

"As primeiras propostas (da VLI) não nos atendiam e agora chegamos a um ótimo... Podemos lançar a audiência pública da FCA entre o final deste ano ou início do ano que vem", disse o ministro, sem dar detalhes.

Questionado se o governo mantém a expectativa para os leilões de concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, Freitas disse que, apesar de alguns atrasos neste ano diante de impactos da pandemia, "vai ser possível, sim, cumprir" a expectativa de contratação de 264 bilhões de reais em investimentos privados até o final de 2022.

"Chegamos a um ótimo relacionamento com o TCU...A partir do momento que superamos a fase de adaptação das mudanças regulatórias, a gente passa a ter uma linha de produção, fica mais rápido para esses projetos serem analisados", disse o ministro. Ele acrescentou que apenas na semana passada o tribunal aprovou o andamento de concessões de 25 ativos de infraestrutura de transporte no país.

Segundo a pasta, a expectativa para 2021 é de concessão de mais 50 ativos, com previsão de investimentos contratados de 137,5 bilhões de reais e 3 bilhões em outorgas. Neste ano, foram 31 bilhões em investimentos contratados, com os principais vindo da renovação da Malha Paulista e das ferrovias da Vale.

Entre os maiores leilões previstos para o próximo ano estão a relicitação da rodovia Presidente Dutra, entre Rio de Janeiro e São Paulo, que tem previsão de investimentos de 14,5 bilhões de reais ao longo dos 30 anos de concessão. O governo também pretende leiloar 22 aeroportos em três blocos, primeiro trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e tenta liberar no TCU o leilão de construção da Ferrogrão.

(Por Alberto Alerigi Jr.)