Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Robô aprimorado para trabalho colaborativo
Tecnologia II

Robô aprimorado para trabalho colaborativo

Assessoria de imprensa - 26 de fevereiro de 2021 672 Visualizações
Robô aprimorado para trabalho colaborativo

Oferecendo velocidades de cinco metros por segundo, SWIFTI™ é um robô industrial colaborativo rápido e preciso para cargas de até 4kg, projetado para preencher a lacuna entre a robótica colaborativa e a industrial
A ABB está aprimorando sua família de robôs colaborativos com um novo cobot industrial, que combina medidas aprimoradas de segurança colaborativa e facilidade de uso com a velocidade, robustez e precisão de um robô industrial.
Com base no robô industrial de primeira classe IRB 1100 da ABB, que oferece o melhor em velocidade e precisão, o CRB (Collaborative RoBot) 1100 SWIFTI combina uma carga de 4 kg e alcance de até 580mm com os benefícios de uma operação colaborativa segura e facilidade de uso. Isso abrirá novas possibilidades de maior produtividade em uma ampla gama de aplicações, desde a fabricação até a logística e além disso permitirá que mais empresas optem pela automação.
SWIFTI oferece uma velocidade máxima de TCP (Tool Center Point ou ponto central da ferramenta) de mais de cinco metros por segundo, que é mais de cinco vezes maior do que a de outros cobots em sua categoria e comparável com robôs industriais.
Projetado para apoiar a colaboração intermitente entre humanos e robôs, SWIFTI pode se mover em alta velocidade para a máxima produtividade, sem comprometer a segurança quando um trabalhador humano precisar se aproximar do cobot.
O SWIFTI destina-se a tarefas como montagem e polimento onde os operadores humanos precisam estar presentes para desempenhar tarefas como supervisão e reposicionamento de peças. Essas aplicações tradicionalmente têm usado extensas medidas de segurança física, como barreiras para minimizar o risco de pessoas entrarem em contato com robôs se movendo em altas velocidades, aumentando o custo e o tamanho da instalação, e interrompendo a velocidade e produtividade da linha, pois os robôs têm que ser parados para que um humano possa entrar no espaço de trabalho.
Integrando um scanner a laser de segurança com o software de segurança SafeMove Collaborative da ABB, o SWIFTI garante que o contato entre um robô em movimento e um humano não ocorrerá, evitando assim lesões. Trabalhando em conjunto, as tecnologias permitem que a colaboração segura seja alcançada sem a necessidade de barreiras físicas, garantindo que um operador não esteja presente dentro da área de trabalho do robô enquanto ele está em movimento.
Se um operador for detectado dentro da área de trabalho do SWIFTI, os movimentos do cobot diminuirão automaticamente ou pararão completamente para permitir que o operador se aproxime com segurança. À medida que o trabalhador se afasta, o cobot reiniciará, retornando à velocidade máxima e ao movimento para a produtividade total, uma vez que percebe que sua área de trabalho está completamente livre. Como um salvaguarda adicional, SWIFTI também apresenta uma luz de status de interação que fornece uma indicação visual do status do cobot quando o operador está na área de trabalho do cobot.
"Ao permitir uma operação colaborativa segura em velocidades mais altas com seu monitoramento de velocidade e separação, o SWIFTI faz a ponte entre robôs colaborativos e industriais", disse Andie Zhang, Gerente Global de Produto da área de Robôs Colaborativos da ABB Robotics. "Ao utilizar os recursos expandidos oferecidos por cobots de última geração como o SWIFTI, as empresas poderão transformar sua produtividade automatizando processos repetitivos, simples e perigosos, deixando os funcionários livres para realizar atividades mais gratificantes."
Outro aspecto do projeto colaborativo do SWIFTI é a facilidade de uso e instalação. As zonas de trabalho seguras do robô podem ser definidas usando as ferramentas de configuração fáceis de usar incluindo o aplicativo SaveMove Configurator, no ABB FlexPendant.
Quando se trata de programar o robô em si, o SWIFTI oferece aos usuários uma escolha entre programação através de um dispositivo de programação conduzida, e o novo software de programação fácil Wizard da ABB. Com base em blocos gráficos simples, o Wizard facilita a automatização de suas aplicações para não especialistas. Os blocos representam ações como "mover-se para o local", "pegar um objeto" e "repetir movimentos", tornando fácil e intuitivo construir uma série de processos simples para o robô realizar. Há também funções para o tratamento de erros, permitindo que programadores iniciantes resolvam erros, como colisões.
Removendo a necessidade dos operadores aprenderem linguagens complexas de programação, esses recursos reduzem muito o tempo, esforço e espaço para erros que impediram muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, de investir em automação robótica.
Cada instalação de cobot inclui um pacote inicial que fornece acesso ao ABB Ability™, para monitoramento de condição & diagnóstico, bem como uma linha direta de suporte gratuito durante os primeiros seis meses para que os clientes tenham acesso ao suporte técnico especializado da ABB, que será oferecido a todos os segmentos industriais.
SWIFTI, e o novo GoFa™ cobot CRB 15000, estarão disponíveis a partir de 24 de fevereiro de 2021, e juntos são a próxima geração de cobots da ABB, juntando-se a YuMi® e Single Arm YuMi® para criar um portfólio de cobots líder do setor para aplicações que variam de menos de 0,5kg a 5kg.


Principais características do CRB 1100

- 4kg de carga útil e alcance de 475 mm ou 580mm.

- Desempenho rápido – velocidade de robô industrial de até 5 metros por segundo (a exata velocidade de colaboração segura pode ser menor, pois dependerá da aplicação específica, ferramenta, carga útil, etc. Os usuários podem consultar o aplicativo SafeMove Configurator para obter uma recomendação. Os usuários devem sempre realizar uma avaliação de risco de sua aplicação).

- Precisão / repetibilidade de posição de 10 mícrons.

- Compacto, manipulador leve e capacidade de montar em qualquer direção.

- Alimentado pelo controlador OmniCore™ e FlexPendant.

- Quatro suprimentos de ar integrados.

- Flange ISO para fácil montagem de ferramentas.

- Identificação de cobot e esquema de cores branco/cinza para diferenciar CRB 1100 e IRB 1100.

- Scanner a laser de segurança e software SafeMove Collaborative (um PLC de segurança pode requerido para conectar com o scanner a laser).

- Luz de status de interação para comunicar o status do cobot.

- SafeMove Configurator App no ABB FlexPendant.

- Configuração fácil da zona de segurança com configurações SafeMove no ABB FlexPendant.

- Certificado de segurança PL d Cat 3.

- Proteção IP40.

- Facilidade de uso: calibração e configuração rápidas.

- Facilidade de uso: Wizard Easy Programming.

- Facilidade de uso: Dispositivo de programação conduzida.




1. Projeto e engenharia

SWIFTI foi projetado especificamente para diminuir a distância entre robôs colaborativos e industriais, permitindo que uma operação colaborativa totalmente segura seja alcançada em aplicações que exigem desempenho industrial em termos de velocidade, precisão e robustez.
"Combinando as capacidades de um robô colaborativo com a maior velocidade, precisão e robustez de um robô industrial, ajuda a enfrentar muitas das barreiras que impediram muitas empresas de usufruir totalmente os benefícios potenciais da automação robótica", disse Andie Zhang. "Ao acoplar os recursos de segurança e facilidade de uso e instalação de um robô colaborativo com a alta velocidade, precisão, desempenho e design compacto do robô industrial IRB 1100, SWIFTI proporciona o melhor dos dois mundos. Com segurança colaborativa, alta velocidade e precisão combinadas com um robô industrial, o SWIFTI ajudará as empresas a transformar sua produtividade, permitindo uma maior cooperação entre seus trabalhadores humanos e robótica em uma ampla gama de aplicações."
Usando a mesma plataforma do robô industrial IRB 1100 da ABB, o SWIFTI fornece a solução ideal para aplicações, incluindo carregamento e descarga ou montagem onde os trabalhadores precisam intermitentemente operar no mesmo espaço de trabalho que um robô, bem como montagem de kits, manuseio de material, aparafusamento e tarefas de polimento.
SWIFTI foi projetado para trabalhar com a família de controladores OmniCore da ABB. Oferecendo altos níveis de flexibilidade, conectividade e desempenho, o OmniCore apresenta uma redução de 50% no espaço utilizado em comparação aos controladores anteriores, juntamente com movimentação de primeira linha e precisão do trajeto. O OmniCore pode ser facilmente integrado com as mais recentes tecnologias de produção digital, incluindo uma grande variedade de fieldbuses (termo que descreve tecnologias de comunicação industrial) e sistemas de visão avançada.
O design exterior do SWIFTI se destacará, com o mesmo esquema de cores “branco e cinza” característico como nos outros novos robôs colaborativos da ABB, bem como o novo significativo ícone dos robôs colaborativos da ABB, que apresenta uma representação estilizada de um robô e mãos humanas trabalhando juntos.

2. Velocidade e desempenho
Como a versão colaborativa do robô industrial IRB 1100, SWIFTI oferece a mesma classe de velocidade e repetibilidade. Movendo-se a até cinco metros por segundo, SWIFTI é mais de cinco vezes mais rápido do que outros robôs colaborativos de carga útil de 4kg, permitindo que os usuários combinem os benefícios da operação colaborativa e maior produtividade com um único robô.
Com a melhor repetibilidade de 10 mícrons da categoria, que excede tanto outros cobots quanto robôs industriais, SWIFTI pode ser utilizado para pegar, transferir e colocar cargas com precisão uma vez após a outra.

Esse desempenho superior é alcançado pelo conceito de separação de velocidade e segurança descrito abaixo, com os trabalhadores humanos totalmente protegidos contra o risco de contato acidental com o robô em movimento pelas medidas integradas de segurança do SWIFTI.
Outro benefício do conceito de velocidade e separação do SWIFTI é a remoção da necessidade de ferramentas colaborativas especializadas. Como não há potencial para contato entre trabalhadores humanos quando o SWIFTi está se movendo, ele pode ser usado com a mesma ferramenta que um robô industrial IRB 1100 padrão, apresentando espaço para potencial redução de custos e removendo a necessidade de manter dois conjuntos de ferramentas. Um exemplo é a inclusão de um pacote de vácuo, que possui quatro fontes de ar integradas e que podem ser usadas para permitir a coleta simultânea de vários itens usando sucção. Normalmente usado nos robôs industriais IRB 1100 da ABB, o mesmo pacote de vácuo pode ser equipado com SWIFTI para oferecer a mesma funcionalidade sem necessidade de modificações. Normalmente usado nos robôs industriais IRB 1100 da ABB, o mesmo pacote de vácuo pode ser colocado no SWIFTI para a mesma funcionalidade sem necessidade de nenhuma modificação.

3. Seguro por design
O SWIFTI combina o desempenho comprovado do software SafeMove da ABB, de robôs certificados pela segurança, que é integrado diretamente ao controlador, com um scanner a laser de segurança, para criar um conceito de segurança de velocidade e separação, em que o objetivo é evitar qualquer contato entre humano e robô que possa potencialmente resultar em lesões.
Isso permite uma colaboração segura em velocidades mais altas e cargas sem a necessidade de medidas de contenção, como cercas. Isso torna o SWIFTI idealmente adequado para aplicações caracterizadas por colaboração intermitente, com compartilhamento pouco frequente do espaço de trabalho.
Usando uma abordagem de zona "verde, amarela,vermelha", o robô reage de acordo com a zona em que um trabalhador humano está. Se o trabalhador for detectado na zona verde, então o robô continuará trabalhando em toda a sua velocidade e alcance de movimento. Se a zona amarela for acionada, o robô restringe seu movimento e velocidade a um limite seguro. A entrada na zona vermelha levará o robô a uma parada completa, permitindo que o trabalhador se aproxime com segurança do robô para realizar uma tarefa como carregar ou descarregar.
O robô permanecerá parado até que a zona vermelha seja liberada e só voltará ao movimento e velocidade total quando o trabalhador estiver de volta à zona de segurança verde.
O design do SWIFTI também inclui uma luz de status de interação que permite que os usuários vejam facilmente o status do robô, com a luz mudando a cor de verde para amarelo ou para vermelho, de acordo com a proximidade do usuário.
"Além de ajudar a reduzir o custo global de uma instalação através da redução dos gastos com medidas adicionais de segurança, como fechamentos, ser capaz de remover a separação física entre pessoas e robôs, economiza espaço e torna espaços de trabalho mais abertos. Isso ajuda as pessoas a operar e realizar suas tarefas livremente, o que minimiza a possível interrupção dos processos de produção causados por ter que parar o robô para permitir que os operadores entrem em uma célula para resolver dificuldades em caso de problema", acrescentou Andie Zhang.

4. Facilidade de uso
Todos os esforços foram feitos para ajudar a tornar o SWIFTI tão fácil de usar quanto possível, com as mais recentes tecnologias de programação fácil da ABB projetadas para remover a necessidade dos usuários aprenderem habilidades de especialistas de programação.

Inicialmente desenvolvido e lançado em 2020 para o robô colaborativo de braço único YuMi da ABB, o software de programação fácil Wizard da ABB pode ser usado para configurar o SWIFTI em questão de minutos. Com o Wizard, o processo de programação é reduzido a simplesmente arrastar e soltar o bloco necessário na tela do ABB FlexPendant, com o usuário capaz de ver os resultados imediatamente e ajustar as ações do cobot, se necessário. Ao vincular esses blocos, programas completos podem ser construídos para aplicações como alimentação de máquinas ou montagem, sem necessidade de qualquer conhecimento de linguagens de programação de robôs.

"Reduzir o tempo e a complexidade de programação de robôs é uma das principais áreas de oportunidade para impulsionar o crescimento da automação robótica, especialmente no nível de pequenas e médias empresas", disse Andie Zhang. "As pessoas se acostumaram com as interfaces fáceis de usuário em smartphones e outras tecnologias de consumo. Nossa ferramenta Wizard Easy Programming usa esse conceito para tirar o esforço de programação de robôs industriais e nos aproxima significativamente de permitir que qualquer pessoa e todos usem robôs."

Para empresas com necessidades de programação mais especializadas, novos blocos também podem ser criados para realizar tarefas específicas. Isso é obtido através do software Skill Creator da ABB, que está disponível gratuitamente para qualquer pessoa para transformar rotinas padrões de programação RAPID em blocos Wizard e torná-los prontos para uso por não-programadores. Os blocos customizados, conhecidos como habilidades, podem ser produzidos para controlar garras ou criar ações para aplicações específicas, como aparafusamento e polimento.

Os usuários também podem programar SWIFTI usando programação conduzida. Um dispositivo de condução que pode ser anexado ao robô permite que os usuários movam o braço do robô para as posições necessárias, que podem então ser ajustadas usando o FlexPendant. Uma vez que as posições tenham sido ajustadas, o dispositivo pode ser removido e reutilizado para programar outros robôs SWIFTI.

Os usuários do SWIFTI também poderão usar o RobotStudio®, software de simulação e programação off-line da ABB. Esta é a solução líder do setor baseada em PC para programação, configuração e comissionamento virtual antes da instalação.

Para ajudar a apoiar o SWIFTI, a ABB também criou uma série de tutoriais online que abrangem uma série de tópicos, desde a configuração e programação até a operação e solução de problemas. Clique aqui para mais informações.

5. Portfólio do Cobot
O novo cobot SWIFTI baseia-se no sucesso da família YuMi da ABB, que vem ajudando as empresas a automatizar tarefas-chave com segurança desde que o YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo, foi lançado em 2015. O portfólio de robôs colaborativos da ABB agora oferece três famílias diferentes – YuMi, GoFa e SWIFTI, com opções de carga que variam de menos de 0,5kg a 5kg, para suportar a mais diversa gama de aplicações colaborativas.

Para acessar ao material completo dos novos robôs da ABB, acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/1Ce2xb-E2qBMQXY5EmmDPN2KFGY2cq_lS?usp=sharing

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com
A ABB Robotics & Discrete Automation é pioneira em robótica, automação de máquinas e serviços digitais, fornecendo soluções inovadoras para uma ampla gama de indústrias, da automotiva à eletrônica e à logística. Como um dos fornecedores líderes mundiais de robótica e automação de máquinas, desenvolvemos mais de 500.000 soluções de robôs. Ajudamos nossos clientes de todos os tamanhos a aumentar a produtividade, flexibilidade e simplicidade e melhorar a qualidade da produção. Apoiamos sua transição para a fábrica conectada e colaborativa do futuro. A ABB Robotics & Discrete Automation emprega mais de 10.000.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tamer Comunicação
Tercio David Braga - tercio.braga@tamer.com.br
(19) 99671-4579
Tatiana Piva - tatiana@tamer.com.br
(11) 96338-6553
Theo Carnier - theo@tamer.com.br
(11) 99940-0117
Gustavo Girotto - gugirotto@tamer.com.br
(11) 99602-1317