Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Pesquisa aponta transformação no ambiente de trabalho dos engenheiros

Pesquisa aponta transformação no ambiente de trabalho dos engenheiros

Assessoria - 13 de abril de 2021 1517 Visualizações
Pesquisa aponta transformação no ambiente de trabalho dos engenheiros

O retraimento nos índices de produtividade, inovação e qualidade dos produtos das companhias são apenas algumas das diversas consequências geradas pela pandemia no setor industrial. Tais efeitos são explicados pela necessidade de cortes no orçamento e pela combinação de profissionais mais jovens e menos especializados. O relatório consultou 1010 engenheiros, de empresas grandes a pequenas nos diversos segmentos da engenharia.

A perda de talentos, inclusive, é o que deve afetar diretamente o trabalho dos engenheiros, como indica relatório divulgado pela GlobalSpec, empresa norte-americana de serviços e tecnologia.

Além de 1/3 dos engenheiros entrevistados afirmarem que a demissão de funcionários aumentou significativamente nos últimos dois anos, 58% deles consideraram a perda de conhecimento, com a saída de profissionais especializados, a principal dificuldade a ser enfrentada. Afinal, apenas 39% das empresas possuem práticas para identificar especialistas, no âmbito sênior, capazes de treinar e orientar outros membros da organização.

Considerado o nível de competitividade estabelecido entre as indústrias, a pesquisa realizada pela GlobalSpec ressalta também que 73% dos engenheiros afirmaram que os projetos estão se tornando ainda mais complexos e sofisticados. E outros 64% reforçaram o aumento na pressão do mercado para o lançamento de novos produtos.

Sendo assim, valoriza-se a manutenção do conteúdo dentro das companhias, uma vez que esse repertório tem papel relevante no desenvolvimento de projetos de grande porte. O domínio de ferramentas utilizadas para elaboração de documentação técnica, especificação de produto e a operação de softwares, por exemplo, demanda esse repertório dos engenheiros.

Em resumo, com a transferência das estações de trabalho para os ambientes digitais, há a necessidade também de incorporar as principais práticas desse modelo de trabalho, como a realização de cursos de treinamento online, webinar, reuniões virtuais, dentre outras. Considerados profissionais com alto grau de profissionalismo, o relatório aponta que os aspectos mais importantes para a carreira dos engenheiros são trabalho interessante, bom equilíbrio entre o profissional e o pessoal, bem como o aprendizado. Esses profissionais cumprem metas de desempenho de qualidade dos produtos, atendem os clientes na maior parte do tempo e continuam entregando resultados, apesar da multiplicidade de desafios e pressões impostos pela pandemia.