Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Toyota desenvolve tecnologias de motores a hidrogênio por meio de esportes a motor
Corporativo

Toyota desenvolve tecnologias de motores a hidrogênio por meio de esportes a motor

Assessoria de imprensa - Abril 2021 129 Visualizações
Toyota desenvolve tecnologias de motores a hidrogênio por meio de esportes a motor

A Toyota Motor Corporation anunciou que, para a realização de uma sociedade de mobilidade neutra em carbono, está desenvolvendo um novo motor à hidrogênio. O propulsor foi instalado em um veículo de corrida baseado no Corolla Sport, que estará na Corrida de 24 horas Super Taikyu Series 2021, em maio, no Japão.
Ao aprimorar seu motor de hidrogênio no ambiente extremo do automobilismo, a Toyota pretende contribuir para a realização de uma sociedade de mobilidade sustentável e próspera.

imagem: Uma corrida da Série Super Taikyu
Veículos eletrificados movidos a células de combustível (FCEVs), como o Mirai, usam uma célula de combustível na qual o hidrogênio reage quimicamente com o oxigênio no ar para produzir eletricidade que alimenta um motor elétrico. Enquanto isso, os motores geram energia através da combustão de hidrogênio usando sistemas de fornecimento de combustível e injeção que foram modificados daqueles usados com motores a gasolina.
Exceto pela combustão de quantidades minúsculas de óleo do motor durante a condução, que também é o caso dos motores a gasolina, os motores a hidrogênio emitem zero CO2 quando em uso.



Imagem de um motor de hidrogênio

A combustão em motores de hidrogênio ocorre a uma velocidade mais rápida do que nos motores a gasolina, resultando em boa responsividade. Apesar de ter um excelente desempenho ambiental, os motores a hidrogênio também têm o potencial de retransmitir a diversão de dirigir, inclusive através de sons e vibrações.
A Toyota está há muito tempo empenhada na inovação da tecnologia de seus motores. Além disso, está aplicando em veículos de produção as tecnologias que têm continuado a refinar através de suas participações no automobilismo. E quando se trata de segurança, a Toyota pretende aplicar as tecnologias e o know-how que acumulou através do desenvolvimento de veículos a célula de combustível e da comercialização do Mirai.
O veículo de corrida com motor a hidrogênio será abastecido durante as corridas usando hidrogênio produzido no Campo de Pesquisa de Energia de Hidrogênio de Fukushima. Com o objetivo de expandir a infraestrutura de hidrogênio promovendo o seu uso, a Toyota pretende continuar avançando nos esforços de recuperação econômica e revitalização da região de Tohoku, juntamente com todas as partes interessadas.
Alcançando a neutralidade de carbono, a Toyota vem fortalecendo seus esforços, com o objetivo de promover o uso de hidrogênio através da popularização de FCEVs e inúmeros outros produtos movidos a células de combustível. Ao refinar ainda mais suas tecnologias de motores de hidrogênio através do automobilismo, a Toyota pretende mirar a realização de uma sociedade baseada em hidrogênio.

Motor
Deslocamento
1.618 cc
Tipo Turbo de 3 cilindros em linha com intercooler
Combustível utilizado Hidrogênio comprimido

*Em cooperação com a Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO) e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão



Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotacomunica.com.br.
A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável. Mais informações no site www.toyota-global.com e www.toyota.com.br. Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotacomunica.com.br.