Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tecnologia universal trata esgotos e efluentes de qualquer indústria
Saneamento

Tecnologia universal trata esgotos e efluentes de qualquer indústria

Inovação Tecnológica - 03 de maio de 2021 840 Visualizações
Tecnologia universal trata esgotos e efluentes de qualquer indústria

Tratamento universal de efluentes

Cientistas da Rússia afirmam ter desenvolvido uma tecnologia de tratamento de esgotos e efluentes que não tem paralelo no mundo.

Segundo a equipe, a tecnologia é universal, o que significa que ela é adequada para quase todas as empresas industriais, independentemente do processo e dos rejeitos gerados.

O processo limpa as águas residuais industriais não apenas removendo os componentes insolúveis da solução, mas também dessalinizando a água.

O tratamento de efluentes por essa tecnologia ocorre em duas etapas. A primeira é a limpeza preliminar da água, retirando partículas em suspensão. Esta etapa já foi testada no setor petrolífero e usa membranas cerâmicas.

Em seguida, vem a eletrodiálise. Com a ajuda de membranas aniônicas e catiônicas, todos os componentes salinos são separados em duas zonas, o que resulta em uma solução muito salgada (10 vezes mais salgada que a água do mar) e água purificada.

"Fomos mais longe e usamos um tipo adicional de membrana bipolar," disse o professor Alexander Cherepanov, da Universidade Federal Ural. "Essa é uma construção dos dois primeiros tipos de membranas. Ela decompõe a água do lodo em grupos hidrogênio e hidroxila, que se ligam aos componentes do sal separados. Com isso, obtemos ácido clorídrico e álcali. Assim, de uma solução inicial, obtemos duas - ácida e alcalina."

Da mineração à alimentação

Soluções ácidas e alcalinas são reagentes químicos usados na indústria, conforme demonstraram os testes feitos pela equipe em uma empresa de mineração de fertilizantes.

A equipe está desenvolvendo unidades modulares para converter salmoura em ácidos e álcalis.
[Imagem: UrFU/Karina Golovanova]

"Ou seja, nós não apenas não descartamos os resíduos da produção de potássio, mas os processamos em um produto comercializável, usando matéria-prima de custo zero," acrescentou Cherepanov. "Isso significa que a indústria do potássio não precisa comprar reagentes químicos. Eles vão retirá-los do lixo da pós-produção."

Mas os produtos liberados pós-tratamento podem ter uso mais amplo, servindo como base para a produção de produtos químicos domésticos, materiais para a fabricação de vidros, detergentes e até alimentos, além de servirem para a mineração e o setor de petróleo.

Nesse último caso, soluções ácidas e alcalinas com conteúdo de sal residual são ideais para remover contaminantes dentro de poços de petróleo e aumentar a recuperação dos reservatórios.

Com base na operação de sua planta-piloto, a equipe afirma que cada unidade de tratamento pode ter uma vida útil de dez anos.