Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Roda transmórfica muda de formato conforme o terreno
Inovação

Roda transmórfica muda de formato conforme o terreno

Inovação Tecnológica - 03 de maio de 2021 762 Visualizações
Roda transmórfica muda de formato conforme o terreno

Roda robótica

Veículos com pneus metálicos já foram até para a Lua, mas engenheiros da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, querem opções mais versáteis.

Dae-Young Lee e seus colegas vêm desenvolvendo há vários anos uma roda metamórfica, que altera seu formato de acordo com as necessidades e com o terreno.

Agora eles saíram dos protótipos rodando em pequenos robôs e já passeiam em carros cujas rodas mudam de forma com o veículo em movimento.

Lee chama sua técnica de construção de "origami de membrana composta", que simplifica o processo de fabricação, produz rodas com alta relação peso/carga útil e ainda dá grande liberdade para as variações de forma.

Embora a transformação da roda robótica seja ainda um tanto brusca, a equipe ressalta que sua técnica está "permitindo suavidade e flexibilidade em um mecanismo cinemático que neutraliza a distorção da junta e absorve choques do solo".

"Aqui, relatamos uma roda transformável baseada em origami de membrana capaz de suportar uma carga de mais de 10 quilonewtons. Para atingir uma alta carga útil, adotamos uma membrana grossa como elemento essencial e introduzimos uma regra de projeto com uma estrutura de arame para acomodar a membrana grossa," escreveu a equipe.

Tentativas de reinventar a roda

Embora tenhamos visto, nos anos recentes, rodas quadradas, rodas ajustáveis, rodas inteligentes e até rodas robóticas projetadas para passar por cima de tudo, reinventar a roda não é tarefa fácil, de forma que a equipe reconhece que tem trabalho a fazer.

Mas isso não impede que eles valorizem, com justiça, os feitos de sua nova roda robótica transmórfica: "A capacidade da roda resultante aplicada a um veículo de passeio foi validada por meio de um teste de campo. Nosso estudo mostra que o origami de membrana pode ser usado para aplicações de grandes cargas úteis," finaliza a equipe.