Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Ministro traça panorama de investimentos em infraestrutura no Brasil
Setor

Ministro traça panorama de investimentos em infraestrutura no Brasil

Assessoria - 07 de maio de 2021 489 Visualizações
Ministro traça panorama de investimentos em infraestrutura no Brasil

Em dois anos e cinco meses de gestão do atual governo federal, mais de 70 ativos foram transferidos para iniciativa privada somente no setor de infraestrutura, o que representa R$ 70 bilhões em investimentos. Os números foram apresentados pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante sua participação na 2ª edição do Paving Virtual, evento online voltado para o segmento, realizado entre os dias 4 e 6 de maio.

Por considerar a geração de emprego o grande desafio do Brasil pós-pandemia, Freitas explica a importância de se gerar demanda, a partir das concessões, para a capacitação e formação de mão de obra. “Com os investimentos plantados em infraestrutura nossa expectativa é gerar três milhões de postos de trabalho nos próximos cinco anos”, afirma.

Para atingir tal objetivo, o Ministro da Infraestrutura se baseia no atual modelo de captação de investidores e no novo comportamento dos mesmos. Enquanto o Brasil oferece potencial de crescimento, grande mercado consumidor, excelentes ativos, tradição de respeitar contratos e uma modelagem sofisticada, os investidores apresentam mudança nos boards, crescimento nas áreas de compliance e preocupação com a entrega.

Além disso, Tarcísio Gomes de Freitas valoriza as recentes alterações realizadas pela pasta, com foco na garantia de uma maior estabilidade para os investimentos. Entre elas estão a boa relação construída com o Ministério Público Federal, uma vez que o Tribunal de Contas oferece a segurança jurídica para os investidores, e a existência do licenciamento ambiental, uma forma de mitigar os riscos de imagem.

Para o futuro, Freitas prevê, além da geração de empregos, um aumento na participação de concessionárias estrangeiras e ainda, empresas nacionais de médio e grande porte se convertendo também em operadores. “O Brasil irá se tornar, principalmente a partir de 2024, um grande canteiro de obras”, revela o Ministro.

A segunda edição do Paving Virtual contou também com a participação de diversos especialistas da área de infraestrutura viária e rodoviária. O objetivo era oferecer a oportunidade de renovação de conhecimento dos profissionais e atualização sobre os lançamentos de produtos, equipamentos e soluções das principais empresas do setor. O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas esteve presente no último dia do evento, com a missão de avaliar os desafios do segmento no pós-pandemia.