Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Maior evento na área de pontes e estruturas traz especialistas no assunto, inclusive internacionais
Entidades

Maior evento na área de pontes e estruturas traz especialistas no assunto, inclusive internacionais

Assessoria - 17 de maio de 2021 466 Visualizações
Maior evento na área de pontes e estruturas traz especialistas no assunto, inclusive internacionais

Palestrantes, entre eles internacionais, já estão sendo confirmados para a realização do maior evento brasileiro na área de pontes e estruturas, o CBPE - Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que chega à décima segunda edição no período de 7 a 11 de junho de 2021.

Totalmente on-line neste ano, por conta da pandemia, o congresso, promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), reúne grandes nomes da Engenharia Civil do Brasil e do exterior, além de estudantes dos cursos de graduação.

Com o principal objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa e de aplicação aos profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia que queiram discutir, inovar e atualizar conhecimentos na área de engenharia de estruturas, o temário contempla as áreas específicas: Projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de Pontes, Estádios, Edifícios, Indústrias, Metropolitanos, Portos, Barragens, Plataformas Offshore, Aerogeradores e Fundações; e Normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de Concreto Armado e Protendido, Metálicas, Madeira, Alvenaria e Materiais Avançados.

Palestras internacionais

Com mais de 20 anos de experiência em vários projetos de engenharia de pontes, incluindo algumas das maiores pontes mistas de concreto e estaiadas de sua empresa, muitas delas construídas na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, o eng. Michael Müller é um dos convidados confirmados. Ele vai proferir a palestra “Responsabilidade pelo patrimônio de engenharia – experiência europeia na reabilitação de pontes importantes na Alemanha”.
Formado pela Universidade de Stuttgart, iniciou sua carreira em 2000 em Madrid, com foco em projetos de pontes. Ingressou, em 2006, na Leonhardt, Andrä und Partner (Alemanha) e, em 2016, foi nomeado Diretor Corporativo e Diretor de Projetos Internacionais, sendo que, em 2021, tornou-se Membro do Conselho Executivo.

O engenheiro projetista de pontes e estruturas, com experiência e pesquisa relacionados principalmente à concepção do projeto estrutural à construção das mesmas, Mário de Miranda apresentará o tema “Pontes estaiadas: projetos e métodos de construção. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Politécnica de Milão (Politecnico di Milano), é sócio e diretor técnico do Studio de Miranda Associati – Consulting Engineers, em Milão e no Rio de Janeiro. Esteve envolvido, na qualidade de responsável técnico, em muitos projetos de grande porte incluindo importantes pontes estaiadas e pênseis realizadas na Itália, na República Dominicana, no Brasil, na Argélia e na Índia, assim como na engenharia de construção da ponte pênsil de Storebaelt, na Dinamarca.

“A beleza na natureza – o renascimento das pontes em arco” é o tema a ser abordado pelo eng. Antonio Adão da Fonseca, formado pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), doutor em Engenharia de Estruturas pela Imperial College - Universidade de Londres; professor catedrático aposentado da FEUP, especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros, diretor técnico da Balmond & Adao Consultancy Ltd. (Londres) desde 2016.

O eng. Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro, com licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP, mestrado e doutorado em Estruturas de Engenharia Civil pela mesma Universidade, especialista em metrologia e investigador em projetos na área das infraestruturas ferroviárias, falará sobre inspeção remota de estruturas com recurso a veículos aéreos não tripulados e inteligência artificial.

Os efeitos estruturais das reações expansivas de origem interna em pontes de concreto serão tratados pelo eng. José Campos e Matos, vice-presidente da IABSE e presidente da EuroStru. Doutor na área de Field of Probabilistic-Based Safety Assessment of Existing Structures, o palestrante é professor e orientador de teses de mestrado e doutorado, desde 2007, na Escola Superior de Engenharia da Universidade do Minho - Portugal, além de ser membro em vários comitês internacionais, coordenando grupos de trabalho, coordenador do Projeto de Investigação SustIMS – Sustainable Infrastructure Management System (Portugal 2020) e do projeto SAFEWAY – GIS_Based Infrastructure Management System for Optimized Response to Extreme Events on Terrestrial Transport Networks (Horizonte 2020), bem como da Ação COST TU 1406 Quality Specifications for Roadway Bridges, Standardization at a European Level (BridgeSpec).

Já o eng. Luís Oliveira Santos, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa e investigador principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal, onde há cerca de 30 anos exerce a sua atividade no domínio do monitoramento, ensaio, inspeção e avaliação de segurança de pontes, abordará o tema “Do controle de qualidade à tomada de decisão na gestão de pontes e estruturas. O que vem a seguir?”.

O gerenciamento de pontes no Chile, assim como os conceitos de engenharia, construção e ciclo de vida das mesmas, será apresentado pelo eng. Matías A. Valenzuela, formado em Estruturas e Construções pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemática da Universidade do Chile, Mestre Oficial e Doutor em Engenharia pela UPC (Universidade Politécnica da Catalunha), em Barcelona (Espanha).

Intensa programação

Também já estão confirmados para fazer parte da rica programação do evento, que se estende por cinco dias, os palestrantes nacionais André Teófilo Beck (Calibração baseada em confiabilidade dos coeficientes parciais de segurança das normas de projeto estrutural brasileiras - NBR 8681, 6118 e 8800), Carlos Henrique Siqueira (Choques de embarcações contra pontes - causas, efeitos e proteções), Fernando Rebouças Stucchi (Inspeção e verificação de obras de arte em São Paulo – o caso da Eusébio Matoso, uma obra de 80 anos), Iberê Martins da Silva (Nova Norma de Projeto de Pontes de Concreto (ABNT NBR 7187) prevista para 2021) e João Alberto Vendramini (Principais alterações da nova norma de cargas NBR 6120).

Em breve, será disponibilizado o programa completo do XII CBPE, cujas inscrições já estão abertas no endereço http://www.cbpe2021.com.br/.