Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Empresa desenvolve solução autônoma para levar energia solar às aldeias indígenas do Xingu
Corporativo

Empresa desenvolve solução autônoma para levar energia solar às aldeias indígenas do Xingu

Assessoria de Imprensa - 24 de maio de 2021 484 Visualizações
Empresa desenvolve solução autônoma para levar energia solar às aldeias indígenas do Xingu

O projeto-piloto “Energia Verde no Xingu” tem o objetivo de levar energia solar para aldeias indígenas da Volta Grande do Rio Xingu, no sudoeste paraense, substituindo geradores de energia elétrica a diesel por sistemas fotovoltaicos flutuantes nos rios e igarapés da floresta amazônica. A iniciativa lançada recentemente pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, conta com a participação da BASE Energia Sustentável, responsável pela concepção, desenvolvimento e implantação do sistema autônomo em fase de testes.

“Prover energia elétrica em comunidades muitos dispersas na região amazônica apresenta muitos desafios, incluindo a logística, uma vez que é necessário percorrer longas distâncias para levar o combustível fóssil aos locais e, nem sempre, atendendo de forma eficiente a população local”, afirma o engenheiro, físico e doutor em energia Demóstenes Barbosa da Silva, presidente da BASE Energia Sustentável, que acrescenta os impactos ambientais relacionados à manipulação e o transporte desse combustível, como a contaminação do solo e a emissão de gases de efeito estufa, que poderão ser evitados com a solução desenvolvida.

Assim, para solucionar essa questão, promovendo mais qualidade de vida das pessoas que habitam essa região, a BASE desenvolveu uma solução robusta, sobretudo sustentável, que pode ser monitorada à distância, via satélite. O sistema realiza a captação da energia solar, por meio de 124 painéis fotovoltaicos flutuantes de 405 watts (W) cada, gerando energia elétrica necessária para atender uma aldeia ou comunidade ribeirinha de médio porte, com capacidade de 50,22 quilowatts pico, e, ao mesmo tempo, permitindo seu armazenamento e utilização noturna através de baterias de Lítio.

“É importante ressaltar que o projeto foi concebido para permitir que, em locais preservados onde é importante que se evite qualquer dano à floresta, a energia seja gerada pela planta fotovoltaica flutuante, minimizando riscos ou impactos ambientais”, destaca Silva.

Outro ponto relevante do projeto é que, além de garantir o suprimento de eletricidade por até 48 horas sem incidência de irradiação solar, conta com sistema para monitoramento e comando remoto, bem como comunicação e acesso à internet via satélite. A unidade está instalada no Sistema de Transposição de Embarcações (STE) da usina hidrelétrica Pimental, que integra o complexo Belo Monte, na margem direita do Rio Xingú, com container posicionado em solo e módulos solares fotovoltaicos instalados em estruturas flutuantes.

Segundo o presidente da BASE Energia Sustentável, esse tipo de sistema autônomo pode ser aplicado em locais remotos onde não há interligação com o Sistema Interligado Nacional (SIN) e também pode ser usado por outros países que possuem desafios similares ao brasileiro, como por exemplo, países do continente africado, asiático e na América Latina. “É uma inovação que visa contribuir com o desenvolvimento social regional, mostrando que é possível melhorar a qualidade de vida de comunidades locais na Amazônia ou de outras regiões carentes em energia”.

A unidade piloto está ainda em testes mas, brevemente poderá ser replicado em diversas localidades na região da Volta Grande do Xingú, segundo planejamento a ser determinado pela Norte Energia, consideradas as orientações necessárias das autoridades competentes. O objetivo imediato é beneficiar mais de 400 indígenas de seis aldeias da região, com energia limpa e sustentável.

Sobre a BASE Energia Sustentável

Fundada em 1998, a BASE Energia Sustentável é uma empresa brasileira, com sede em Brasília e filial em São Paulo, dedicada a oferecer consultoria, engenharia, construção e montagem eletromecânica, e a propor e desenvolver soluções e projetos sustentáveis, em especial no âmbito energético. A extensa experiência profissional de seus fundadores inclui projetos desenvolvidos no Brasil e internacionalmente, juntamente a concessionárias, produtores independentes de energia, órgãos governamentais em diferentes esferas, instituições financeiras multilaterais, e instituições governamentais multilaterais. Entre suas áreas de atuação estão sinergia hidro-solar, geração sustentável de energia na Amazônia, restauração florestal com créditos de carbono, transporte urbano sustentável, desenvolvimento de autoprodução de energia sustentável, gestão de sustentabilidade ambiental corporativa, regulação na área de energia e cálculo de impactos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Site oficial: https://basengenharia.com.br/