Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Fábricas de celulose em construção em São Paulo será uma das maiores do mundo
Investimentos

Fábricas de celulose em construção em São Paulo será uma das maiores do mundo

Click Petróleo e Gás - 07 de junho de 2021 747 Visualizações
Fábricas de celulose em construção em São Paulo será uma das maiores do mundo

A multinacional Bracell recebeu novas licenças da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a construção da sua megafábrica de celulose em Lençóis Paulista (SP). O empreendimento poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais e vai gerar muitos empregos na região.

O licenciamento, que é público, confirma a instalação do empreendimento e, mais do que isso, mostra que ele é duas vezes maior do que o originalmente planejado e anunciado pela empresa.

Os volumes anunciados anteriormente pela Bracell foram elevados. Antes a empresa estimava uma produção total de 1,5 milhão de toneladas de fibra por ano, levando-se em conta 250 mil toneladas da linha já existente, adquirida da Lwarcel. Agora, com as novas licenças, prévia e de instalação, a empresa pode atingir uma produção de até 3 milhões de toneladas anuais.

Estava incluso no primeiro cenário estimado pela empresa, também de produção total de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo 1,25 milhão de toneladas de celulose solúvel e 250 mil toneladas de kraft (da linha já existente).

Já a nova estimativa, com produção concentrada em kraft – o principal tipo de celulose produzido no Brasil – a megafábrica em São Paulo pode atingir um total de 3 milhões de toneladas anuais, sendo 250 mil toneladas da linha já existente e 2,75 milhão de toneladas do projeto de expansão.

Lembrando que, em 2018, o grupo Royal Golden Eagle, de Cingapura, comprou a Lwarcel e anunciou planos de expansão da fábrica no interior paulista.
Há rumores, desde o ano passado, de que o Projeto Star, que prevê a construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, orçado em R$ 8 bilhões segundo o escopo original, era ainda mais ambicioso.

Logística

Fonte: Reprodução – Via Bracell

A nova fábrica da Bracell em construção, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, fecha parceria com a MRS para transportar celulose da sua fábrica em Lençóis Paulista até o Porto de Santos. Para viabilizar toda essa estrutura logística, as empresas têm realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 vagas de emprego.

Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o novo volume de produção da fábrica da Bracell exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos.

A celulose será transportada por caminhões até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.