Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Novos formatos de moradia para os 60+
Habitação

Novos formatos de moradia para os 60+

Assessoria de Imprensa - 25 de junho de 2021 538 Visualizações
Novos formatos de moradia para os 60+

São Paulo, 2021 | A diversidade de renda, capacidade e os desejos e estilo de vida dos maduros fizeram surgir novos tipos de moradia no Brasil. De acordo com o FDC Longevidade, a ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos – é um desses formatos. Na prática, os antigos asilos mudaram de nome e de estrutura; hoje, há casas, prédios e até sítios com serviços que vão de aulas de dança, games, arteterapia a salão de beleza. Com valores que vão de R$ 3.500,00 a acima de R$ 15 mil mensais, elas são moradias inacessíveis para a maioria da população brasileira que depende de instituições públicas.

Um outro modelo são os centros-dia. Alinhados ao conceito de Aging in Place, são espaços com atividades e cuidados diurnos, onde os mais velhos passam o dia e voltam para a casa à noite. Um formato que se beneficia do suporte e da segurança para a realização das atividades do cotidiano sem perder o vínculo familiar. Atendendo até 30 idosos em cada unidade, público e privado, ainda são pouco conhecidos pela população. A novidade mostrada pelo mapeamento é o Coliving ou Cohousing. Com o nome popular de república ou comunidade, há diferentes modalidades dessa moradia compartilhada – uma opção viável e desejada pelos prateados, que se divertem com a ideia de morar com amigos na velhice. Inspiração para roteiros de filmes ao redor do mundo, essa modalidade é a resposta para uma vida mais econômica, divertida e social. O download da íntegra do TrendBook Sociedade pode ser feito pelo link: https://materiais.hype50mais.com.br/download-fdc-longevidade-eixo-sociedade

Longevidade: desafios e oportunidades

O expressivo aumento da expectativa de vida, considerada uma conquista da humanidade, gera impactos profundos na sociedade que podem, inclusive, serem analisados a partir de inúmeras perspectivas. Segundo Layla Vallias – especialista em Economia Prateada na América Latina, cofundadora da Hype50+ e coordenadora do estudo Tsunami Prateado (maior mapeamento brasileiro sobre longevidade) –, a prática de inovação, empreendedorismo e pesquisa de tendências traz o desafio de disseminar entre os gestores de grandes marcas, indústrias e governos dados que comprovam o quanto o envelhecimento da população apresenta oportunidades reais. “A revolução que estamos vivendo nos obriga a revisitar conceitos, quebrar padrões e discutir tabus. Para os mais estratégicos, é nesse oceano azul da longevidade que residem as grandes oportunidades para o futuro”, afirma.

SOBRE O FDC LONGEVIDADE | Realizado pela Fundação Dom Cabral, o FDC Longevidade é uma plataforma de gestão pioneira na geração e disseminação de conhecimento relevante, promovendo uma visão estratégica no campo da educação corporativa. A iniciativa envolve conteúdos inovadores, cases inspiradores e eventos mobilizadores de um ecossistema capaz de impulsionar a gestão da longevidade no Brasil. O primeiro projeto conta com apoio técnico da Hype50+ e patrocínio da Unimed-BH e é composto de três eixos – Pessoas, Sociedade e Negócios – que contam com TrendBooks específicos. O mapeamento do cenário atual e das tendências foi produzido por colaboradores e professores da FDC, equipe da Hype50+ e especialistas nacionais e internacionais em Economia Prateada.

HYPE50+ | Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype50+, oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação ao desenvolvimento de produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior. Entre os projetos já realizados estão clientes como o grupo Drogaria São Paulo e Pacheco, Nestlé, Kimberly Clark e Sul América. http://hype50mais.com.br/

FUNDAÇÃO DOM CABRAL | A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e da capacitação.