Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Inscrições abertas para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Entidades

Inscrições abertas para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural

Redação - 12 de julho de 2021 1052 Visualizações
Inscrições abertas para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural

Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, evento promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela Gerdau e considerado o mais importante da engenharia estrutural do País.

O concurso é aberto a empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional (associados ou não à ABECE) que podem inscrever quantas obras desejarem em cada uma das cinco categorias:

  • Infraestrutura: projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;
  • Edificações: projetos de estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;
  • Pequeno Porte: projetos de estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m²;
  • Obras Especiais: projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados, como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de "retrofitting", reformas, ampliações, coberturas etc.;
  • Jovens Talentos: projetos elaborados por profissionais nascidos a partir de 1º de janeiro de 1984, registrados no CREA. Podem inscrever trabalhos em quaisquer das categorias anteriores.

O mesmo candidato poderá se inscrever nas cinco categorias, com obras distintas. Trabalhos já inscritos e que não foram selecionados como finalistas em edições anteriores poderão ser reapresentados.

Os projetos serão avaliados sob diversos aspectos e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau: concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, a originalidade, a monumentalidade, sua implantação harmônica em relação ao ambiente, e a esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenarias ou, ainda, mista.

Votação on-line e premiação

Será aberta no site do Prêmio uma área de votação, na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos inscritos dentre todas as categorias. O resultado desta votação será on-line e estará aberto a todos.

Os vencedores de cada categoria ganharão troféu alusivo ao evento e os segundos colocados receberão placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso.

A comissão julgadora selecionará também uma obra merecedora do prêmio “Destaque do Júri”, uma menção honrosa para a obra que se destacar em “Sustentabilidade”.

Todos os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 19 de outubro de 2021 na realização do 24º ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que será on-line.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil e já homenageou mais de 70 projetos entre cerca de 250 finalistas.

As inscrições para o 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até o dia 16 de agosto de 2021. Para mais informações acesse o site www.premiotalento.com.br/2021.