Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Com projeto inovador, Porto Alegre Airport ganha novo terminal de cargas internacional
Corporativo

Com projeto inovador, Porto Alegre Airport ganha novo terminal de cargas internacional

Redação - 16 de agosto de 2021 1231 Visualizações
Com projeto inovador, Porto Alegre Airport ganha novo terminal de cargas internacional

Em julho, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre passou a ser ainda mais estratégico, com o início da operação do novo Terminal de Cargas Internacional. Com mais de 10 mil m², quase o dobro da antiga área em funcionamento, a estrutura possibilita uma importante mudança para a economia do estado do Rio Grande do Sul e de toda a região Sul do País. O início das operações do terminal foi marcado por um evento online no You Tube na manhã do dia 11 de agosto.

A A.Yoshii Engenharia, empresa com mais de 55 anos de atuação no mercado, foi a responsável pelo projeto, construção e montagem da obra, que recebeu investimento de mais de R$ 50 milhões e gerou mais de 300 empregos diretos.

Na concepção do novo Terminal de Cargas Internacional, a A.Yoshii Engenharia atuou em conjunto com a Fraport Brasil – Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide - uma das principais administradoras de aeroportos no mundo. “O trabalho, que compreendeu o projeto, a construção, a montagem e a compra de equipamentos para toda a obra superou as expectativas de todos. Tanto em termos das inovações aplicadas, quanto do gerenciamento do projeto e dos prazos”, explica o coordenador de obras da A.Yoshii, Hérmiton Henrique da Silva.

O novo terminal vai acomodar a área de cargas, escritórios administrativos, órgãos públicos, estruturas complementares, como subestação elétrica, estação de tratamento de esgoto, casa de bombas, depósito de cargas perigosas, depósito de resíduos, espaço para recarga e abastecimento de empilhadeiras e guarita para controle de acesso. “Com a ampliação, será possível carregar e/ou descarregar até 17 carretas, simultaneamente”, afirma Silva.

Da concepção à construção, muitas soluções de engenharia foram utilizadas para um aproveitamento mais adequado de recursos. “Na cobertura do galpão principal, por exemplo, usamos ‘joists’ - uma espécie de viga – na solução para a cobertura a fim de reduzir o peso da estrutura e ganhar maiores vãos livres, o que facilita o uso do espaço interno para cargas”, complementa o executivo da A.Yoshii.

A construção do Terminal de Cargas Internacional do Porto Alegre Airport é o primeiro projeto da construtora em uma área aeroportuária. “Esta obra demonstra que estamos capacitados para atender os mais diversos tipos de exigências. É um passo importante para nossa construtora e uma mudança estratégica não só para o aeroporto, mas para a economia do estado do Rio Grande do Sul. O terminal vai facilitar e agilizar o trânsito de mercadorias destinadas à importação e exportação”, finaliza.