Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CBCA divulga aluno vencedor do processo de seleção bolsa de iniciação científica
Entidades

CBCA divulga aluno vencedor do processo de seleção bolsa de iniciação científica

Assessoria de Imprensa - 30 de agosto de 2021 854 Visualizações

O aluno de engenharia civil Victor Lira Nascimento, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi vencedor da seleção para bolsa de iniciação científica fornecida pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA). O projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de programa computacional para dimensionamento de estruturas de aço com proteção contra fogo em argamassa projetada” tratará sobre o tema de proteção passiva em estruturas metálicas e será desenvolvido ao longo de um ano.

Com orientação do professor Macksuel Soares de Azevedo, a pesquisa possui grande relevância, visto que projetos de construção civil devem ser realizados de maneira que o risco de incêndio seja reduzido e, em caso de ocorrência, que o tempo de início das deformações nas estruturas seja aumentado, resultando em maior segurança.

Diante desses apontamentos, o projeto busca estudar o comportamento e o dimensionamento de elementos em aço em situação de incêndio; estudar a linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA) do Excel, para implementação do programa computacional; comparar os esforços solicitantes e resistentes de cálculo de pilares e vigas de aço em temperatura ambiente, em incêndio sem e com proteção contra fogo de argamassa projetada; e aplicar a ferramenta desenvolvida na verificação da segurança estrutural de elementos de aço pertencentes a estruturas residenciais e comerciais.

Para o CBCA, a iniciação científica potencializa ideias e funciona como um instrumento de aprendizagem adicional, fornecendo ainda um poderoso apoio ao desenvolvimento acadêmico do aluno. A pesquisa de Victor Lira Nascimento é um exemplo de como a produção de conteúdo técnico-científico pode alcançar objetivos reais e conjugar a atuação acadêmica com a rotina profissional.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.