Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Estaleiro Jurong venceu a concorrência para a construção do navio da Marinha
Indústria

Estaleiro Jurong venceu a concorrência para a construção do navio da Marinha

Click Petroleo e Gás – Roberta Souza - 08 de outubro de 2021 633 Visualizações
Estaleiro Jurong venceu a concorrência para a construção do navio da Marinha

Estaleiro Jurong Aracruz/ Fonte: SECTIDES

O Estaleiro Jurong Aracruz, no Estado do Espírito Santo, venceu a concorrência para a construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) para a Marinha brasileira, o que vai criar 600 empregos diretos, nas obras, e outros 6 mil empregos indiretos. As vagas serão preenchidas diretamente com a Jurong e por meio de empresas terceirizadas, via Sines locais. A expectativa da Marinha é de que o novo navio seja construído até 2025.

A informação foi confirmada pelo comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, que fez o anúncio ontem, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Com relação ao número de empregos foi informado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), estatal federal do setor naval. O Estaleiro Jurong Aracruz foi o vencedor da licitação para a construção do navio, superando os finalistas Kership S.A.S e Damen Shipyards/Wilson Sons Estaleiros.

O NApAnt deverá ter capacidade para 102 tripulantes e será construído para substituir e realizar as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

Geração de novos empregos para a região

O número de empregos foi informado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), estatal federal do setor naval. O Estaleiro Jurong Aracruz foi o vencedor da licitação, superando os finalistas Kership S.A.S e Damen Shipyards/Wilson Sons Estaleiros. “Abre um mercado diferente para a Jurong, que estava mais focada nas plataformas marítimas e navios de petróleo e gás. Isso mostra o potencial do Estado para esse novo tipo de mercado”, comenta o consultor empresarial Durval de Freitas.

As vagas de emprego para a construção do navio da Marinha no Estaleiro Jurong serão preenchidas diretamente com a Jurong e por meio de empresas terceirizadas, via Sines locais. A expectativa da Marinha é de que o novo navio seja construído até 2025.