Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CTG ABINT realiza o 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembrana
CURSOS

CTG ABINT realiza o 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembrana

Assessoria de imprensa - 23 de junho de 2023 294 Visualizações
CTG ABINT realiza o 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembrana

O Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (CTG ABINT) realizará, entre os dias 04 e 07 de julho, o 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembrana.

O objetivo é capacitar os instaladores quanto às melhores técnicas que levem à qualidade na Instalação de Geomembranas.Para isso, o CTG ABINT reuniu um time de instrutores altamente especializados que ministrarão aulas teóricas e práticas aos participantes.

O Dr Julio Ferreira, diretor de Operações Sul-Americanas do TRI Ambiental e membro do CTG ABINT, vai abordar sobre o preparo para instalação e soldagem de geomembrana, desde o plano de instalação, a modulação dos painéis, preparação da superfície de apoio e manuseio, colocação da geomembrana (sobreposição e encontro de soldas), ensaios de avaliação e configuração das máquinas de solda (importância do controle), ensaios destrutivos (critério de aceitação - Frequência (GM 20) e modos de ruptura para cisalhamento) e descolagem.

Em um segundo momento, o Eng, Julio Ferreira abordará sobre a importância do controle e verificação de qualidade de construção (CQC/CQA) e sobre a organização de equipe de CQA.

O Eng. Paulo Açakura, diretor técnico da Tecnoplás Engenharia e membro integrante do CTG ABINT falará aos participantes sobre os procedimentos para soldagem por fusão de geomembranas e CQC, abordando parâmetros e procedimentos para soldagem por fusão, CQC (parâmetros/especificações ensaios de pressão de canal de ar), procedimentos de ensaios de pressão de canal de ar e manutenção equipamentos de soldagem e de ensaios de pressão de canal de ar.

Também para falar sobre soldagem por fusão, o CTG ABINT convida Eng. Luduik Rosales, gerente Geral da Encotec Group SAC, que abordará sobre preparação para soldas de fusão, cuidados durante soldagem com máquina de fusão, checagem, configuração e manutenção da máquina de solda por fusão, preparação das peças de geomembranas para ensaios de avaliação, soldagem com máquina de fusão e checagem de qualidade da solda na saída da máquina de fusão (onde vai haver reparo). Neste painel haverá, ainda, um campeonato de solda por fusão de estudantes soldadores.

O Eng Rosales também apresentará o painel sobre soldagem por fusão: ensaios não destrutivos, no qual vai apresentar a preparação e execução de ensaios de pressão de canal de ar / manutenção de equipamentos, ensaios de avaliação e destrutivos (uso do tensiômetro de campo).

Para contribuir com informações sobre geomembranas de PEAD, o CTG ABINT convida a Eng. Indiara Giugni, consultora e proctor da International Association of Geosynthetics Installers. Ela abordará sobre a composição de geomembranas de PEAD; especificações para geomembranas de PEAD (GRI GM13), durabilidade e Stress Crack, expansão térmica, métodos de fabricação, certificados de controle de qualidade de fabricação (MQC) e numeração de rolos e marcações.

Finalizando os trabalhos, o Eng, Paulo Açakura e o Eng César Botelho diretor da Geomarca Engenharia e membro integrante do CTG ABINT, abordarão sobre a organização de equipe de instalação, a qualidade dos integrantes de uma equipe de uma frente de instalação, as funções de cada colaborador, o dimensionamento de quantidade de equipamentos e equipes para mais e uma frente de instalação e os desafios de logística e organização.

Para Fernando Lavoie, coordenador do CTG ABINT, a iniciativa de unir a academia à indústria e promover a qualidade nas instalações é de grande importância na difusão das propriedades dos geossintéticos, estruturas que vêm sendo cada vez mais adotadas em aplicações diversas por eficiência e sustentabilidade. “Difundir a qualidade e a inovação tecnológica moderna e sustentável é um compromisso do CTG ABINT para que a engenharia possa a cada dia possa apresentar soluções mais eficientes e contribuir par ao desenvolvimento sustentável do país como um todo”, afirma Lavoie.


SERVIÇO: 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembranas

Datas:

04 a 06 de julho de 2023 - aulas teóricas e práticas

07 de julho de 2023 - exame de Certificação Internacional de Soldadores IAGI

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul/SP

Inscrições e agenda completa das palestras:

Apoio: Cipatex, Ober, Sansuy