Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Consultoria CELA lança primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde em diversas localizações no Brasil
ENERGIA LIMPA

Consultoria CELA lança primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde em diversas localizações no Brasil

Assessoria de imprensa - 31 de agosto de 2023 2196 Visualizações
Consultoria CELA lança primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde em diversas localizações no Brasil

[Imagem: CELA]


Agosto de 2023 – A consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina, acaba de lançar um o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) em diversos estados no Brasil.

A nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA, que será atualizada a cada seis meses, foi desenvolvida a partir da modelagem proprietária e experiência em múltiplos projetos da CELA com H2V no Brasil. O índice de custo da produção do hidrogênio verde no País leva em consideração as características únicas que o Brasil possui no âmbito tributário, recursos renováveis, como energias solar e eólica, que alimentam a eletrólise para a separação do hidrogênio e do oxigênio da água, e logística, incluindo cruzamento de dados de investimento em plantas, operação e custo de capital.

Na primeira edição do Índice LCOH Brasil da CELA, identifica-se que já é possível produzir hidrogênio verde no Brasil com custo nivelado entre USD 2,87/kg e USD 3,56/kg nos dias de hoje, em algumas localidades estratégicas. No entanto, com otimizações e incentivos, esses valores podem chegar a até USD 1,69/kg, com custos altamente competitivos frente o hidrogênio cinza, produzido por fontes fósseis e poluentes.

Para Camila Ramos, CEO da CELA, o índice será um forte aliado na tomada de decisão para investimento em plantas de H2V no Brasil, já que traz mais segurança em termos de viabilidade econômica e atratividade do projeto. “Portanto, é essencial a escolha da melhor localização para o projeto, dependendo do mercado consumidor desse hidrogênio verde e das condições técnicas e regulatórias do estado, fazendo toda a diferença na viabilidade financeira do projeto”, comenta

“O índice também poderá ser um grande norte para otimizações técnicas e financeiras de um projeto e uma sinalização bastante evidente às autoridades brasileiras sobre a importância de novos incentivos para a produção de hidrogênio verde no País”, acrescenta a executiva.

Acesso gratuito ao Índice LCOH Brasil da CELA:
https://cela.com.br/estudos/lcoh-custo-nivelado-de-hidrogenio-verde-no-brasil-cela/