Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Fundação Seade lança o Painel da Indústria Paulista
LANÇAMENTO

Fundação Seade lança o Painel da Indústria Paulista

Assessoria de Imprensa - 11 de outubro de 2023 760 Visualizações
Fundação Seade lança o Painel da Indústria Paulista

A Fundação Seade apresenta o Painel da Indústria Paulista. Compreendendo o período entre os anos de 2003 e de 2021, a plataforma concentra grande volume de dados para análise interativa em um único local de consulta, além das tabelas desagregadas no repositório de dados da Fundação. O produto oferece à sociedade um panorama preciso da geografia industrial do Estado de São Paulo.

"É um mapa completo. Nele está consolidada uma série histórica do valor de transformação industrial que abrange 25 segmentos para os 645 municípios do Estado ", afirma o gerente da área econômica do Seade, Vagner Bessa.

O Painel confere aos usuários rapidez na consulta na interpretação dos dados – que podem ser extraídos a partir de variadas camadas de informações como municípios, regiões, períodos e setores

Dados setoriais
É possível checar,?no Estado de São Paulo, por exemplo, um ranking de VTI revelando os principais setores industriais estabelecidos no território paulista. Entre os 10 primeiros, pela ordem decrescente: produtos alimentícios (15,5%); produtos químicos (13,1%); derivados de petróleo (12,3%); veículos automotores, reboque e carrocerias (9,2%); máquinas e equipamentos (6,8%); metalurgia (4,9%); produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,7%); borracha e material plástico (4,6%); minerais não-metálicos (3,7%); e produtos de metal 3,6%). Estes dados, os mais recentes apurados, são referentes ao ano de 2021.

Além do ineditismo de informações detalhadas, que podem ser extraídas por municípios e regiões compreendendo quase duas décadas, outro recurso é a possibilidade de comparar o VTI paulista ante a totalidade do Brasil, contrapondo indicadores referentes a categorias como pessoal ocupado, produtividade e salário médio.

Saiba mais em https://industria.seade.gov.br/

VTI
O Valor da Transformação Industrial (VTI) corresponde à diferença entre o valor bruto da produção industrial (VBPI) e o custo com as operações industriais (COI). O VBPI é a soma das vendas de produtos e serviços industriais, variação dos estoques dos produtos acabados e em elaboração, e produção própria realizada para o ativo imobilizado. Já o COI está ligado diretamente aos custos da produção industrial, ou seja, é o resultado da soma do consumo de matérias-primas, materiais auxiliares e componentes, da compra de energia elétrica, do consumo de combustíveis e peças e acessórios; e dos serviços industriais e de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos ligados à produção prestados por terceiros.

Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas de São Paulo. Os principais levantamentos englobam mercado de trabalho, tecnologia, pesquisas econômicas (PIB, investimentos, etc.), população, mortalidade e natalidade, entre outros.