Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construtora investe na digitalização de projetos de construção
INOVAÇÃO

Construtora investe na digitalização de projetos de construção

Assessoria de Imprensa - 17 de outubro de 2023 460 Visualizações
Construtora investe na digitalização de projetos de construção

Garantir maior agilidade nas tomadas de decisões, análises, automatização de processos e controle de dados de seus projetos de construção. Com esses objetivos alinhados à sua procura constante pela evolução, a Construtora Tenda, uma das principais construtoras e incorporadoras com foco em habitação popular no Brasil, investiu na implementação de uma plataforma corporativa de gestão da construção, que permitiu integrar todas as fases do ciclo de vida de seus projetos. Os esforços realizados contemplaram a implantação da solução MTWO Complete Construction Cloud, da SoftwareOne, companhia líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, que também foi responsável por toda a estruturação e orientação consultiva do projeto.

De acordo com o Diretor Técnico da Construtora Tenda, Alexandre Regis, nos últimos anos, foi possível observar uma maior complexidade com relação à gestão dos custos, diante das variações do mercado de construção civil.

O executivo ressalta que este cenário trouxe à tona a necessidade de investir em um sistema que pudesse integrar todos os dados de maneira dinâmica e que contasse com itens mandatórios do setor, como integrações com BIM (Modelagem de Informação da Construção), integração com ERP, além das exigências de TI, como autenticação SSO - Single Sign-On.

“Avaliamos também a necessidade de obter maior possibilidade de análises, além do suporte da equipe para escolher o software ideal. A partir disso, criamos uma squad para que nossos técnicos pudessem estudar as plataformas disponíveis e a MTWO se mostrou a mais promissora”, afirma Regis, que relembra que o time é composto por profissionais de TI, usuários, e parte da equipe de desenvolvimento do BIM, a fim de assegurar conexões necessárias entre as áreas e a estruturação do processo, evitando impactos na rotina de orçamentação.

Neste momento, a plataforma MTWO segue em processo de implementação na Tenda e segundo Regis, já se observa uma evolução quanto a rastreabilidade das informações. “No passado, fizemos testes de integração e nenhuma tecnologia adequava-se ao que realmente precisávamos. Agora, de maneira estruturada, temos alcançado sucesso e compreendemos que é possível integrar os projetos e orçamentos em uma única plataforma, garantindo assertividade de custos e a rastreabilidade das informações”, destaca.

A curto prazo, a construtora espera ganhar velocidade em análises dos diversos cenários, pela comparação de custos e projetos. “A médio prazo, projetamos uma consistência dos processos de revisão dentro da plataforma, garantindo a entrega de documentos de forma ágil, assertiva e mitigando erros humanos”, avalia.

Além disso, Regis afirma que com o uso da plataforma, foi possível otimizar em até 20% o tempo de revisão de projetos, orçamentos e mudanças em escopo, mesmo quando há particularidades em cada terreno e demandas de levantamentos específicos no que diz respeito à infraestrutura.

Implementação personalizada e em equipe
O Diretor Regional LATAM da SoftwareOne, João Salisso, afirma que o processo de escolha do software por parte da Tenda foi altamente consultivo, exigindo alinhamento por parte das equipes técnicas de ambas as empresas. “O principal desafio, por parte do time da plataforma MTWO, era realizar a validação dos processos da construtora e, para tanto, foi implementado um laboratório”, comenta.

Durante os dois meses de laboratório, foram avaliados os processos atuais da Tenda e, a quatro mãos, definidas soluções de como inseri-los no sistema, agregando mais valor a cada uma das atividades. “Essas definições foram validadas em um projeto piloto, o que garantiu à empresa a confiança necessária para seguir no processo de implantação. Na etapa seguinte, que durou cerca de quatro meses, os processos previamente definidos foram revalidados, enquanto as regras e estruturas utilizadas na Tenda foram configuradas para a criação de um ambiente de trabalho definitivo. Finalizadas as configurações, um treinamento aprofundado foi realizado com todos os usuários, visando a introdução da tecnologia propriamente dita”, conta Regis.

Salisso salienta que o laboratório foi extremamente estratégico para entender as interfaces do processo de orçamento com demais áreas e também com o ERP SAP, utilizado na Tenda, bem como otimizar a usabilidade. “Mais do que conhecer o modo de trabalho, pudemos fazer múltiplas validações, materializar os processos dentro da plataforma, realizar as confirmações e envolver os Key Users na jornada de implantação, para que entendessem o propósito de cada fonte de informação e validação realizada dentro da plataforma”, afirma.

Tecnologia no setor de construção
O MTWO Construction Cloud é uma plataforma em nuvem corporativa BIM 5D integrada para construtoras, empreiteiras, incorporadoras ou gerenciadoras para acelerar sua jornada de transformação digital. “O primeiro benefício da plataforma é a conexão entre os participantes do projeto, mitigando problemas de comunicação e incidência de erros humanos, seguido da conexão de dados, conectados à estratégia de gestão de construção da empresa, trazendo a informação desde a modelagem do ativo a ser construído, até seu comissionamento para uso/operação”, explica Salisso.

Salisso reitera que o MTWO é uma fonte única de informação segura, consistente e confiável, capaz de criar conexão com os processos, uma vez que cada componente, material e informação coletados alimentam propósitos específicos. “Essas informações compõem e sustentam os indicadores de desempenho das empresas, permitindo ações rápidas, direcionadas e consistentes por parte dos gestores”, destaca o executivo.

Próximos passos
Regis destaca que embora a Tenda buscasse uma solução para o setor orçamentário, o MTWO mostrou-se muito mais completo, integrando-se perfeitamente às principais ferramentas já utilizadas na empresa. “A plataforma é ideal para apoiar outras frentes, como no planejamento do projeto como um todo. Futuramente, pretendemos explorar outros módulos do software, como o de gestão de materiais e compras”, analisa.

Desta forma, a construtora pretende criar um banco de dados e estabelecer um histórico dentro da plataforma, para que, posteriormente, seja possível realizar análises preditivas, além de apoiar os profissionais responsáveis pela gestão nas obras a compararem cenários, a fim de obter um controle mensal dos custos ainda mais preciso.

Regis reforça que o suporte prestado pela SoftwareOne é um dos grandes diferenciais da empresa nessa jornada de transformação digital da construtora. “A equipe do MTWO é extremamente comprometida e sempre disposta a buscar soluções para superar os desafios da companhia na utilização da ferramenta e este é apenas o início de nossa parceria de sucesso”, finaliza Regis.

Sobre a SoftwareOne
A SoftwareOne é uma provedora global com presença local, e líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem, com sede na Suíça. Com um portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareOne que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven. Com cerca de 7.700 funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a SoftwareOne atende cerca de 65.000 clientes com soluções em nuvem e software de mais de 7.500 fabricantes. As ações da SoftwareONE (SWON) são cotadas na SIX (Bolsa de Valores da Suíça).