Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CBM é reconhecida como a 2ª empresa do setor da engenharia e construção que mais engaja startups no país
INOVAÇÃO

CBM é reconhecida como a 2ª empresa do setor da engenharia e construção que mais engaja startups no país

Assessoria de Imprensa - 24 de outubro de 2023 753 Visualizações
CBM é reconhecida como a 2ª empresa do setor da engenharia e construção que mais engaja startups no país

A Construtora Barbosa Mello ficou em 2º lugar na categoria “Engenharia e Construção” do ranking Top 100 Open Startups 2023. Os resultados foram anunciados na noite desta quarta (18/10). O prêmio, que considera as empresas do país que mais praticaram inovação aberta com startups no último ano, avaliou 5.348 corporações.

Para o líder de inovação e transformação digital da CBM, Pedro Guimarães, o prêmio é resultado do compromisso de toda a empresa, fornecedores e parceiros em inovar para atender às demandas dos clientes e entregar resultados sustentáveis. “Na CBM, a inovação faz parte da nossa estratégia e da nossa cultura. Em 2021, lançamos nosso próprio hub de inovação aberta, o CBM Lab, e desde então fechamos parcerias importantes para avançar em diversas áreas.”

Ele explica que o trabalho com startups permitiu a evolução constante da implementação do modelo de construção digital (BIM), aprimorando o planejamento, a execução e a medição de serviços. Já na área de equipamentos, proporcionou o avanço de sistemas embarcados e dispositivos inteligentes, garantindo o aumento da produtividade, segurança e controle das operações. E, na agenda de sustentabilidade, contribuiu com a melhoria do processo de inventário de carbono, trazendo ganhos relevantes e apoiando a empresa a otimizar o uso dos recursos e minimizar impactos ambientais.

“A CBM mantém seu compromisso contínuo de liderança na entrega das melhores soluções em engenharia, e segue empenhada em avançar na sua agenda de inovação aberta e em fortalecer seus relacionamentos com todos os parceiros do ecossistema, contribuindo para construir um mundo melhor”, reforça a vice-presidente corporativo da CBM, Alícia Figueiró.

As startups que possuem soluções relevantes para o setor podem submeter sua inscrição no site da CBM. As selecionadas avançam com o desenvolvimento de projetos pilotos e mensuração de resultados.

Sobre a Construtora Barbosa Mello - Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, rodovias, aeroportos etc. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação, pelo Valor Econômico; pela terceira vez, recebeu o Prêmio Inova Infra na categoria Tecnologia Digitais com o case “Construção Modular Integrada às metodologias FEL, BIM e Lean”; e foi TOP 3 do ranking setorial do Valor 1000. Já em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. No ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE, mais uma vez aparece no Top 10 do país.